O Distrito Federal terá um representante nas próximas surdolimpíadas, o velocista Higor Caldeira Ribeiro. O atleta de apenas 19 anos, nasceu e ainda mora na cidade de Planaltina. Ele foi convocado para integrar a seleção brasileira de atletismo masculino na 24ª Surdolimpíada de Verão , evento que irá acontecer no dia 1º de maio, em Caxias do Sul (RS). Será a primeira vez que uma edição global das surdolimpíadas tem uma sede na América Latina.
Leia também sobre educação de surdos
A competição estava programada para 2021, porém foi adiada para este ano, devido à pandemia da covid-19. A convocação para as surdolimpíadas é motivo de orgulho para quem participa, pois demonstra o reconhecimento da habilidade como surdoatleta.
“ No dia que eu fiquei sabendo da convocação foi uma grande surpresa, fiquei muito emocionado e até chorei. Quando contei para minha família todos também ficaram bastante surpresos e felizes”, relata o velocista.
Trabalho social
Para seus treinos, Higor participa do trabalho social do Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO), realizando suas atividades no Estádio Augustinho Lima. As expectativas dele para a sua 1ª participação na surdolimpíadas são as mais altas. Ele almeja repetir o feito de Guilherme Maia, nadador dos 200 metros livres, que foi o primeiro brasileiro a ganhar uma medalha de ouro na competição, na Turquia, em 2017.
“ Espero conseguir alguma medalha: de ouro, prata ou de bronze. É a 1ª vez que participo das surdolimpíadas, isso é realização de um sonho”, declarou o atleta. Ainda muito jovem e já convocado para uma grande competição internacional, o velocista projeta seu futuro como um surdoatleta.
“ Para o futuro, eu quero ser um surdoatleta profissional. Viso continuar treinando, melhorar meu desempenho cada vez mais e quem sabe ganhar uma medalha de ouro, quero ser um vencedor”, finalizou Higor.
O velocista irá competir nos 100m e nos revezamentos 4x100m e 4x400m. A sua primeira participação na competição será no dia 7 de maio.
Por João Vitor Rattes e Marcello Hendriks Lobo
Fotos: Divulgação
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira