“D.P.A. 3: Uma Aventura no Fim do Mundo” tem diversão e mistério

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O terceiro filme da franquia baseada na série do Gloob Detetives do Prédio Azul, “D.P.A. 3: Uma Aventura no Fim do Mundo”, traz um novo desafio para o esquadrão: chegar ao “fim do mundo” para salvar um amigo.

A história começa quando o porteiro Severino encontra metade de um medalhão [Medalhão de Uzur] enfeitiçado, que o transforma em um homem mau com poderes mágicos. Ele se torna muito mais forte que os magos do Prédio Azul, Baltazar e Leocádia. Os detetives não veem outra solução senão recuperar a outra metade do medalhão. Para isso, eles terão que analisar as pistas e embarcar em uma jornada na neve, em Ushuaia, até a estação de trem para chegar ao “fim do mundo”.

 Os detetives, dessa vez, têm a maga Berenice como membro do esquadrão, que com  seus poderes mágicos consegue ajudar e livrar os detetives de algumas situações e enrascadas ao longo da trama. Se comparado aos dois primeiros filmes, o enredo do D.P.A. 3 é bem menos previsível e tem maior duração. Apesar dos detetives Sol, Pippo e Bento terem crescido, isso não interfere na personalidade dos personagens.

 As participações especiais no elenco incluem Alexandra Richter, Klara Castanho, Aline Moraes, Lázaro Ramos e Rafael Cardoso. As aparições são breves, exceto por Alexandra Richter e Klara Castanho, que atuam do início ao fim do filme, como vilãs mãe e filha.

 A inclusão no elenco das vilãs Duvíbora e Minhoca se torna desnecessária. O objetivo delas na trama não afeta muito a investigação dos detetives, e elas acabam como duas personagens que quase não interagem com os personagens principais.

 Há uma mudança de característica da narrativa. As cenas cômicas de D.P.A. 3 quase não existem em relação ao primeiro e  ao segundo filmes. Isso se deu em decorrência da mudança de personalidade de Severino, que sempre foi o protagonista nas cenas de comédia. Essa mudança de personalidade fez com que o personagem perdesse as essências alegre e atrapalhada que ele transmitia. 

 Por ser um filme destinado ao público infantil, geralmente traz aos espectadores uma mensagem positiva no final. No caso do D.P.A. 3, os detetives não se renderam quando foram ameaçados porque não tiveram medo de correr riscos para salvar um amigo. 

Ficha técnica

Direção: Mauro Lima

Roteiro: Flávia Lins e Silva, Renê Belmonte, Mauro Lima

Distribuição: Downtown/Paris

Data de estreia: 28/04/22

País: Brasil

Gênero: Aventura, Infantil

Duração: 102 minutos

Classificação: Livre

Por Ana Beatriz Queiroz*
Fotos: Divulgação / Globo Filmes
A repórter assistiu ao filme a convite do Cine Drive In

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress