Mesmo com 2378 veículos novos, deficientes físicos relatam que sentem ainda dificuldades em usar os ônibus do DF. 100% da nova frota de ônibus possui plataforma com possibilidade universal para deficientes físicos, mas alguns veículos já apresentam falhas e profissionais das empresas demonstram pouco domínio com o equipamento.
O passageiro e portador de necessidades especiais, Wescley Vieira, diz que mesmo com veículos renovados, não ficou mais fácil andar de ônibus, pois um só tipo de plataforma dificulta, muitas vezes apresenta falha mecânica.“Mais fácil não porque só tem um tipo de adaptação nessa nova frota que é um elevador. Esse elevador ele requer que o motorista pare o ônibus e maneje o elevador e às vezes a pessoa está com pressa. Mas a facilidade em uma nota de 0- 10 é 8.”
No dia 8 de agosto, um ônibus do expresso DF apresentou falhas e um passageiro com deficiência física só conseguiu embarcar após 15 minutos e inúmeras tentativas. Wescley, diz que logo quando começou a rodar os ônibus adaptados, os funcionários das empresas não sabiam como manusear o equipamento e nem como agir com os portadores de necessidades especiais, mas hoje em dia já tem uma atenção a mais. “Quando a gente vai pegar o ônibus os próprios passageiros já acham que os motoristas não têm capacidade pra poder estar ajudando. Eu creio que está mudando, mas precisa mais de propaganda, mais informação, panfletos pra população mesmo ficar ciente”.
A secretária de transportes alega que todos os equipamentos devem estar em perfeitas condições de funcionamento, e que a manutenção deve ser feita de forma constante e também de forma preventiva. Também diz que os motoristas e cobradores foram treinados antes do início da operação da nova frota, além disso, os rodoviários estão sendo capacitados através do programa gentileza urbana, que iniciou em abril.
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Por Júlia Campos