O Brasil é um país onde o consumo de carne é cultural, porém o número de pessoas que não comem carne vem diminuindo com o passar dos anos. De acordo o último levantamento feito pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com apoio do IBOPE, 14% da população brasileira é vegetariana (2018).
O vegetarianismo refere-se ao hábito alimentar das pessoas que excluem qualquer tipo de carne da própria alimentação (bovina, suína, de aves, peixes ou frutos do mar). Dentro do vegetarianismo, existem vertentes, por exemplo, os ovolactovegetarianos, que consomem laticínios e produtos com ovos.
Já o veganismo é considerado um estilo de vida, pois, além da alimentação restrita, os veganos evitam contato com qualquer produto que tenha origem animal. Quem tem esses hábitos deixa de consumir ovos, leite, mel e até para de comprar e usar roupas feitas de couro animal ou seda. Os veganos também não usufruem de produtos que envolvam algum tipo de sofrimento ou exploração animal, por exemplo, testados em animais. O veganismo busca minimizar formas de exploração e crueldade animal.
Os motivos para se tornar vegetariano ou vegano são diversos, alguns apontam a saúde e a preservação do meio ambiente como objetivos. Perguntamos para pessoas na Asa Norte as opiniões delas sobre esses hábitos alimentares e se adotariam uma dieta sem carne. Assista ao vídeo:
Por Maria Tereza Castro e Henrique Fregonasse
Supervisão: Luiz Claudio Ferreira