O filme “Não! Não Olhe!” conta a história de OJ Haywood (interpretado por Daniel Kaluuya), um criador de cavalos treinados, que após perder seu pai de maneira inesperada, começou a experienciar uma série de eventos mistérios.
Junto de sua irmã Emerald (Keke Palmer) e um vendedor de uma loja de eletrônicos, Angel Torres (Brandon Perea), eles começaram a investigar e logo concluíram que estavam lidando com aparições extraterrestres.
Eles, então, instalam câmeras para tentar fotografar o OVNI, mas a situação sai do controle quando o dono de um parque de diversão, Jupe (Steven Yeun), tenta fazer disso um atrativo.
O caos é instaurado quando Jupe usa um cavalo de isca para o extraterrestre e acontece uma tragédia. OJ decide agir para impedir com que esse ser desconhecido acabe com a vida humana.
Assista ao trailer oficial
Terror no céu e na Terra
Por mais que pareça apenas uma história de contatos imediatos entre humanos e alienígenas, o Jordan Peele fez isso de maneira assustadora. O diretor e produtor é conhecido por modernizar o terror, juntando-o ao suspense e idealizando o “terror psicológico” – um medo real de algo cotidiano. Dessa maneira, ele conseguiu transformar uma crença urbana em um trágico terror.
Peele também faz questão, assim como em suas outras grandes produções, de deixar o protagonismo nas mãos de personagens pretos, mudando o estereótipo de que o herói que salva o mundo tem que ser branco.
Não! Não é só ilusão
Além de trazer ensinamentos sobre a história do cinema, onde citam a primeira imagem que foi colocada em movimento, na qual um homem cavalgava em um cavalo, sendo assim considerado o primeiro filme da história.
A questão abordada é que todos lembram que o produziu – o fotógrafo inglês, Eadweard Muybridge – porém pouco é dito sobre o fato que quem cavalgava era Alister E. Haywood, um homem preto. Fato é que em “Não! Não Olhe!”, essa informação é introduzida por Emerald, contando que o primeiro homem a protagonizar um filme foi seu tataravô, Alister.
Filmes de terror envolvendo vida extraterrestre havia sumido dos holofotes dos cinemas, esse tema acabou sendo dominado pela ficção científica. Entretanto, houve grandes produções em que os antagonistas eram seres alienígenas, um deles é “Alien: O Oitavo Passageiro”, filme de 1979 que até hoje é referência em terror/suspense.
Legado
Outros sucessos de terror e suspense do diretor foram “Corra!” (2017) – que rendeu a premiação de Melhor Roteiro Original e duas indicações no Oscar, sendo elas de Melhor Diretor e Melhor Filmes – e “Nós” (2019). A produção “Corra!”, que também é estrelada por Daniel Kaluuya (vencedor do Oscar, na categoria melhor ator coadjuvante), foi onde Peele iniciou sua trajetória com o terror psicológico.
Por Luana Adnet*
Imagens e trailer: Universal Pictures
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira
* Assistiu à pré-estreia a convite da Espaço/Z