“Já tem cerca de um ano que consegui instalar o wi-fi na minha casa. Antes, era uma dificuldade grande”. A novidade na vida de Maria da Fátima da Silva Lopes, de 57 anos, mudou os hábitos da família, o que passou a significar inclusão digital na prática do dia a dia.
Ela faz parte dos 90% de domicílios brasileiros com acesso à internet, segundo última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados referentes ao ano passado (2021).
A pesquisa divulgada nesta terça-feira (16), pelo IBGE, faz parte do Módulo de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. A última amostragem, de 2019, demonstra um crescimento de 6% nos domicílios que tinham acesso a internet.
Uso do telefone celular
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2020/10/celular.png)
Fátima da Silva afirma que o seu plano de wi-fi, contratado a pouco mais de um ano, é usado apenas para mexer em seu celular. “Não uso computador não, nem televisão, mas o wi-fi funciona muito bem para o que eu preciso, acessar o whatsapp e falar com minha família”.
Dona Fátima é um exemplo dos dados coletados pela pesquisa. Em 2021, o celular foi o principal dispositivo eletrônico utilizado para o acesso à internet em domicílios, em 99,5% das casas brasileiras. Além disso, o uso da internet para realizar chamadas de voz ou de vídeo cresceu para 95,7%, ultrapassando a porcentagem de conversas por mensagens de texto, imagem ou voz via aplicativos, que ficou em 94,9%.
Cresce o número de idosos que acessam a Internet
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2022/09/IMG_6514-1024x881.jpg)
Fátima, de 58 anos, faz parte de um dos grupos de idade que mais viu crescimento no acesso à internet entre 2019 e 2021. O percentual de utilização da internet entre os idosos superou, pela primeira vez, os 50%, atingindo a marca de 57,5% de idosos com acesso à internet.
Já a faixa etária dos 50 aos 59 anos viu o seu percentual subir em 8,9 pontos percentuais. Apesar do crescimento elevado nos grupos de idade mais velhos, todas as faixas etárias apresentaram crescimento nas proporções de uso da internet.
Ranking
Os celulares são, para 99,5 de cada 100 brasileiros, o dispositivo eletrônico mais utilizado para o acesso a internet. Em segundo lugar, pela primeira vez, a televisão é o aparelho mais utilizado, com uma média de 44,4 para cada 100 domicílios, invertendo posições com os microcomputadores. Completam a lita, os computadores e tablets, com 42,2% e 9,9%, respectivamente, de utilização no acesso à internet nos domicílios brasileiros.
Por: Ana Beatriz Martins
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira