Com direção de Olivia Wilde (Fora de série, 2019), “Não se preocupe querida”, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (22). O longa traz protagonismo a atriz Florence Pugh, Chris Pine como o principal antagonista e um destaque a celebridade da música pop Harry Styles.
Confira o trailer:
Enredo
Tudo começa com a “vida perfeita” da dona de casa Alice (Pugh), que vive um “casamento dos sonhos” com Jack (Styles). O casal vive em uma “microssociedade perfeita”, isolada do resto do mundo. O filme aponta que há algo de estranho acontecendo.
Desde o início, o roteiro grita que, apesar das aparências, aquele é um lugar hostil. E esse sentimento é apenas intensificado pela atuação de Chris Pine. Mesmo com pouco tempo de tela, seu personagem estabelece rapidamente o tom de ameaça que permeia toda a trama e é carregado com esplendor por Florence Pugh.
Pugh é o grande ato em cena e é destaque no longa. A atriz entrega cada fala com certeza inabalável, e que “vende” a história apesar das lacunas.
Terror
Voltado para o público adulto e jovem, o longa trabalha durante a maior parte de sua duração o terror psicológico, já que em várias cenas a protagonista precisa lutar contra as fantasias idealizadas ao seu redor para poder entender a gravidade da situação ao seu redor e poder acordar para a realidade.
Outro fator essencial no filme, que mostra um pouco dessa característica de um terror psicológico, acontece nas cenas em que a personagem Alice começa a ter noção das coisas a seu redor e como toda aquela sua vida é perfeita demais para ser verdade.
Imagens distorcidas de movimentos de dança, elementos da natureza e um olho dilatado, fazem referência à necessidade de acordar para a vida e para o real que nos cerca.
A trilha sonora do filme também contribui para essa perspectiva, já que nos momentos de maior tensão e quando a personagem de Pugh precisa acordar da fantasia em que foi colocada, sons de tensão preenchem o ambiente da cena o que pode causar um certo incômodo para o expectador, mas que contribui para o drama do filme.
Relacionamentos tóxicos
Além disso, há uma discussão forte sobre a obsessão do amor e até que ponto ele pode te levar e ser tóxico para o seu companheiro(a).
O grande clímax do longa ocorre quando a personagem Alice( Pugh), descobre a verdade em torno de sua vida perfeita. Nada é o que ela esperava.
Machismo
No decorrer do longa, há explícita a presença de um machismo estruturado, visto que maior parte das cenas que são ambientadas na década de 1960, a figura masculina como sendo aquele que trabalha para manter a casa e manda nela, ou seja a figura de poder, enquanto as mulheres apenas cuidam da casa, do marido e dos filhos.
Ficha técnica
Título: Não se preocupe, querida (Don’t worry, darling)
Direção: Olivia Wilde
Roteiro: Katie Silberman, Carey Van Dyke e Shane Van Dyke
Data de lançamento: 22 de setembro de 2022 (Brasil)
País de origem: Estados Unidos
Duração: 2h 02min
Sinopse: Uma dona de casa dos anos 1950 que mora com o marido em uma comunidade experimental utópica começa a se preocupar com a possibilidade de sua empresa glamorosa estar escondendo segredos perturbadores.
Por: Lara Vitória*
Trailer e fotos: Divulgação
* Assistiu à pré-estreia a convite da Espaço/Z
Supervisão: Luiz Claudio Ferreira