O Brasília Basquete foi derrotado pelo Pinheiros na noite desta segunda-feira (24) no ginásio Nilson Nelson. A equipe paulista venceu o confronto por 71-68 e chegou a terceira vitória em apenas três jogos no campeonato.
A equipe brasiliense, que vinha de vitória fora de casa contra o Fortaleza, voltou a perder no campeonato e tentará a recuperação no próximo jogo, em casa, contra o Bauru.
Com 18 pontos, Ricardo Fischer foi o maior pontuador do time da casa. Os 11 pontos e 7 assistências de Lessa quase fizeram a equipe buscar o resultado, mas o nome do jogo foi o ala Munford, que com 25 pontos liderou os paulistanos para mais uma vitória.
Punição
O ginásio Nilson Nelson se encontrou hoje de portões fechados para a partida desta noite devido a uma punição sofrida pela equipe na temporada após confusão entre um membro do time com a comissão de arbitragem na ocasião. A falta do apoio da torcida brasiliense fez falta para o time, mas alguns torcedores fizeram questão de comparecer e ficaram ao lado de fora do ginásio tocando tambores e cantando.
Ricardo Fischer foi um dos destaques do jogo – Foto por Pedro José Santana
Primeiro tempo
A primeira metade do confronto foi pegada. Sem o apoio da torcida, a equipe da casa viu os adversários manterem o equilíbrio e o primeiro quarto terminou com placar de 15-14 para os paulistas. O bom começo do ala-armador Gemadinha, com sete pontos, garantiu que os brasilienses terminassem o período com uma desvantagem pequena.
O segundo quarto começou fulminante para os mandantes, que rapidamente reverteram a desvantagem e souberam administrar o placar até os segundos finais, quando o Pinheiros. O placar em 30-30 indicou como a partida foi parelha. O baixo aproveitamento em arremessos convertidos de alguns destaques paulistas como Dikembe (26.7%) e Munford (21.4%) contribuiu para que o duelo se mantivesse igualado.
Armador Felipe passando pela defesa de Brasília – Pedro José Santana
Segundo tempo
As equipes tiveram dificuldades voltando do intervalo e os primeiros quatro minutos viram apenas seis pontos da equipe visitante. Após passar grande parte do segundo quarto em vantagem, os brasilienses marcaram apenas dois pontos, em lances livres de Gemadinha, e viram os paulistas marcar dez na primeira metade do terceiro período.
Depois do aproveitamento ruim no primeiro tempo, Munford e Dikembe combinaram para dezesseis pontos no terceiro quarto, dez deles para Munford, fazendo com que o Pinheiros chegasse ao quarto final com oito de vantagem.
Caprichando na bola de três pontos, o Brasília se acertou na etapa final e depois de muita insistência virou o jogo para 55-58 faltando pouco mais de cinco minutos.
Apesar da recuperação, o Pinheiros retomou a superioridade e fechou o placar em 71-68. Com 21 dos 26 pontos da equipe no último quarto, Ricardo Fischer, Lessa e Scheuer tentaram a virada, mas não foi o suficiente para alcançar a vitória.
Próximos duelos
O Brasília volta à quadra nesta quarta (26) contra o Bauru, novamente no Nilson Nelson. Essa será a primeira partida da temporada em que a equipe contará com torcida a favor e a equipe do técnico Dedé Barbosa tentará contar com o apoio para voltar a vencer. O Pinheiros por sua vez volta para a capital paulista onde irá encarar o São Paulo fora de casa no Ginásio do Morumbi em confronto paulistano. Com a vitória, o Pinheiros mantém o 100% de aproveitamento enquanto o Brasília chega a segunda derrota em três jogos.
Por Pedro José Santana
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira