Projeto ressalta teatro de mamulengos no DF

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Nesta semana, o 1º Festival de Teatro de Bonecos Populares do Distrito Federal promove espetáculos, música e exposição fotográfica. O evento tem entrada gratuita e acontece no Centro Cultural SESI Taguatinga. Há intérprete de libras durante as apresentações.

O evento tem como objetivo celebrar e fortalecer a salvaguarda desta forma de expressão tão importante para a cultura e a tradição oral brasileira.

Patrimônio Cultural 

O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é patrimônio cultural brasileiro, registrado pelo Iphan, e tem no Distrito Federal o maior número de grupos e brincantes fora da região Nordeste. Uma tradição popular presente em diversos estados e conhecida por vários nomes: Mamulengo, Babau, Cassimiro Coco, Kalunga, Mané Gostoso, João Redondo, Briguela. 

Origem

Mamulengo

O Mamulengo foi o primeiro teatro do Brasil e veio junto com os jesuítas. Eles trouxeram esses bonecos para catequizar os indígenas e escravizados. Porém, esses bonecos eram parados, não tinham articulações, através da mistura, da miscigenação brasileira, começaria a animar esses bonecos. “Esses bonecos viraram um teatro de Mamulengo, que é riquíssimo. Ele consegue falar para todas as pessoas do mundo”, disse Walter Cedro, coordenador do evento.

Carroça de Mamulengos 

Carlos Gomide junto de sua filha e neta.

O grupo que se apresentou no dia 19/10 foi a Carroça de Mamulengos. Ela é uma trupe de formação familiar. Formada por brincantes, atores, músicos, bonequeiros, contadores de histórias e palhaços.

“A gente está sempre viajando pelo Brasil, temos muito contato com os risados, maracatus, coco, folia de reis. Por outro lado, a gente tem um contato muito grande com elementos do circo popular também. Então, a Carroça é isso é uma poética, uma vivência com a cultura popular.” disse Carlos Gomide, fundador da Carroça de Mamulengos.

Exposição Fotográfica PAREIADA

Registrada pelo fotógrafo Davi Mello, a exposição fotográfica PAREIADA – Memórias Brincantes das Culturas Populares do DF, possui 30 fotografias de mamulengos, poetas, pifeiros, batuques e outras manifestações culturais do Distrito Federal.

“Essa exposição representa um entendimento e uma compreensão do que eu faço, dessa vida que se mistura com o trabalho de forma amorosa. É um resultado material, mas ao mesmo tempo subjetivo, que me faz ver a dimensão desses mais de 10 anos atuando com comunicação e cultura popular.” disse Davi Mello.

PROGRAMAÇÃO 

21/10 – Sexta

Exposição Fotográfica PAREIADA – Memórias Brincantes das Culturas Populares do DF

20h: Roda de Saberes Butando Bunecos – diálogo sobre mamulengo e patrimônio, com a presença dos grupos participantes, pesquisadores e representantes do Iphan-DF

Por Maria Clara Britto

Fotos: Marcos Gomes

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress