A decisão do governo do Distrito Federal de liberar transporte gratuito neste domingo (30 de outubro) para eleitores é fundamental para brasilienses que moram longe do local de votação. Esse é o caso do chapeiro de lanchonete Carlos Augusto, de 24 anos. “Gastaria R$ 20. Pensaria de pagar a multa que é de um pouco mais de R$ 3”, afirmou. O transporte gratuito estará disponível das 7h às 19h.
Assista ao vídeo abaixo
A decisão é indispensável para pessoas como a Amanda Pereira de 22 anos, atendente de uma loja em Taguatinga. Ela mora em Ceilândia Sul, mas sua zona eleitoral fica em Brazlândia, e por isso será necessário pegar dois ônibus para chegar até o local.
Segundo ela, a distância não é um empecilho para exercer seu direito. “O voto é importante porque vai refletir nas gerações futuras”.
Para o estudante Vitor Henrique, de 18 anos, que se mudou de sua casa na M Norte, em Taguatinga, e agora mora em Águas Claras, o transporte público viabiliza o voto dele.
Confira entrevista em áudio abaixo
A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade (SEMOB) garantiu ao TRE-DF, neste domingo (30 de outubro), seja adotada a tabela horária de dia útil para que todos os cidadãos possam chegar ao seu local de votação.
Da Redação da Agência CEUB
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira