Faz apenas uma semana que a Copa do Mundo, o torneio mais esperado pelos fãs do futebol, começou no Catar, porém, o pequeno tempo não quer dizer nada.
Essa temporada já está fazendo história entre todas as edições da Copa do Mundo. Tudo iniciou pelo país sede que pela primeira vez está ocorrendo no Oriente Médio, mas não é somente isso.
Agência de Notícias reuniu cinco curiosidades que destacaram esse Mundial.
Marcos de placar, triunfos inesperados e o Neymar machucado caracterizam essa primeira fase da competição. Confira abaixo:
1-Triunfos abruptos
A Copa exibiu alguns jogos que atrapalharam os bolões dos torcedores. O que seria uma disputa previsível, saiu com a lástima de menos um ponto na cartela.
Um dos exemplos, ou a primeira zebra, foi Argentina e Arábia Saudita que aconteceu nesta terça-feira (22).
O time do craque Messi, que guarda dois títulos (1978 e 1986), perdeu amargamente para os sauditas por 2 x 1. Com essa vitória, os árabes encerraram a invencibilidade de 36 jogos da Argentina. Na partida seguintes, os hermanos venceram o México, o que garantiu esperanças para a última rodada.
Outra surpresa: Japão venceu a Alemanha por 2 x 1 de virada.
A tetracampeão Alemanha perdeu chances de gol e viu os asiáticos se atirarem ao ataque no final. Na segunda rodada, o Japão, com o moral da vitória, também foi surpreendido pela Costa Rica. A Alemanha empatou com a Espanha e ainda tem esperança de se classificar.
Ainda na esteira das surpresas, Marrocos venceu a Bélgica por 2 x 0 e está a um empate de se classificar e deixar um dos favoritos de fora.
Foi o 1º gol de falta da Copa e a primeira vez que um time africano ganhou uma equipe europeia nesta temporada. De Bruyne, em coletiva, vaticinou: ‘Nenhuma chance, estamos muito velhos’.
2- Anfitrião fora
Acreditando ou não, essa é a inauguração em que o país anfitrião se despede da Copa do Mundo de uma forma prematura, na fase de grupos.
Após perder na estreia para o Equador, a derrota seguiu o time contra o Senegal por 3 x 1. Contudo, não foi esse fato que cravou o seu fim.
Mesmo ainda com um jogo para participar, contra os holandeses, não há chances. Isso devido ao empate entre Holanda e Equador em 1 x 1, nesta sexta-feira.
3- Placares altos
Outro quesito para explorar é a abundância de finalizações e gols.
Na partida entre Espanha e Costa Rica, o 7 x 0 chocou os internautas.
Se houvesse mais um tento, o jogo poderia bater o recorde de 1954. Mas esse não foi o único duelo que trouxe a disparidade de rendimento.
Inglaterra também goleou: fez 6 gols contra o Irã.
4- Neymar machucado
Ao longo de sua vida profissional, sempre teve problemas com lesões que o atrapalharam. Porém, nunca tão rápido assim. Primeiro jogo do Brasil e primeiro desfalque. Um pouco do otimismo foi embora logo na estreia: uma entorse no tornozelo direito tirou o craque dos próximos duelos. A volta ainda é uma dúvida.
5- Brasileiros no Catar
Não importa a distância, o amor brasileiro sempre estará presente. Saindo um pouco do âmbito das disputas.
O Brasil foi o segundo público da América do Sul que mais comprou ingressos para a Copa do Mundo.
Foram 39.546 pedidos feitos do Brasil, em balanço feito até o último dia 30 de setembro. Os brasileiros só perdem para os argentinos com quase 23 mil a mais de compra: 61.083.
Confira mais sobre a Copa do Mundo
Por Monique Del Rosso
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira