Mesmo passados os piores momentos da covid no Brasil, é necessário que a prevenção seja aperfeiçoada. “Eu diria que tanto para a gripe como para a covid-19, as pessoas têm que se prevenir. Usando as máscaras, evitando locais fechados, aglomerados, sem ventilação, mas sobretudo e o mais importante é as pessoas tomarem a vacina”, afirma o infectologista Julival Ribeiro
Ele afirma que a vacinação é a melhor prevenção para ambas as doenças. “Temos à disposição de imunizantes aqui no Brasil. Ambas as vacinas são as melhores medidas de se prevenir, tanto para a covid quanto para a gripe.”
O que é a SRAG?
A síndrome respiratória aguda grave é uma doença respiratória séria que afeta os pulmões. Tende a ter sintomas semelhantes a da gripe, porém mais fortes.
A SRAG é causada por um vírus do tipo coronavírus, que foi identificado pela primeira vez em 2002 no continente asiatico. Apesar da SRAG já ser considerada uma doença erradicada, é importante destacar que o vírus que causa a doença não é considerado erradicado.
Existem, ao todo, 7 tipos de coronavírus diferentes que podem afetar os seres humanos. Dentro desse total, 4 dos vírus não causam sintomas muito graves, levando o paciente apenas a desenvolver um leve resfriado. A SRAG é uma das doenças mais graves causadas por vírus do tipo coronavírus.
A transmissão da SARG se dá pelo contato com gotículas do ar e secreções de pacientes contaminados com o seu vírus causador.
Por Danyelle Silva
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira