Após o título da Supercopa, o lateral direito palmeirense Marcos Rocha declarou estar aliviado pela conquista em Brasília. “A gente deu uma resposta para muitos que já estavam dando o Flamengo como campeão”, disse o lateral do Palmeiras em entrevista à Agência Ceub.
Confira como foi o título do Palmeiras contra o Flamengo
O título vem depois de uma semana turbulenta em que a sede social palmeirense foi pichada por torcedores da equipe em protesto ao começo ruim de temporada.
O Verdão venceu o Flamengo por 4×3 no Mané Garrincha em jogo histórico e conquistou pela primeira vez o título para afastar a crise que começava a ser instaurada.

A equipe paulista terminou o ano de 2022 campeã brasileira, mas na virada de ano viu dois titulares, Danilo e Gustavo Scarpa, deixarem o clube rumo ao Nottingham Forest, da Inglaterra.
Sem reforços para repor as saídas, o torcedor viu o elenco cair de rendimento e o time de Abel Ferreira empatou sem gols em jogos contra São Bento e São Paulo. Parte da torcida, em protesto, pichou críticas contra a diretoria do clube e especialmente à presidente Leila Pereira.
O Flamengo, adversário do Palmeiras na Supercopa, chegava ao Mané Garrincha com ânimos bem mais animados. Depois de conquistar a Copa do Brasil e a Libertadores em 2022, os rubro-negros trouxeram de volta o volante Gerson e começaram o ano com goleadas contra Portuguesa-RJ e Nova Iguaçu. O empate sem gols contra o Madureira chegou a ligar o alerta para a equipe, mas muitos ainda viam o
Flamengo como grande favorito para o confronto.
O lateral relata que o elenco sabia da importância do título para dar tranquilidade no começo de temporada. O técnico Abel Ferreira chegou a declarar em entrevistas que entende a insistência da torcida por reforços e indicou concordar com a necessidade, mas afirma que confia nos jogadores para continuar a busca por títulos.
Um exemplo da confiança de Abel no elenco foi a grande atuação de Gabriel Menino, que atuou na vaga que era ocupada anteriormente por Danilo ao lado de Zé Rafael no meio-campo.
Com dois gols marcados, incluindo o que garantiu a vitória, o volante deu uma ótima amostra para o treinador de que tem condições de assumir a titularidade pelo resto da temporada.

O título em Brasília foi o sétimo para os alviverdes desde a chegada do treinador português em 2020. No clube desde 2018, Marcos Rocha chegou ao nono título com a camisa palmeirense e destacou a força do grupo. “Tem que valorizar quem está vestindo nossa camisa hoje.”
Com mais calma após a conquista, o Palmeiras voltou a São Paulo onde se prepara para enfrentar o Mirassol, fora de casa, na quarta-feira (1) pelo Campeonato Paulista, possivelmente com os titulares na vitória sobre o Flamengo sendo poupados.
Apesar do fôlego ganho com o título, o Palmeiras segue vasculhando o mercado em busca de reforços para poder disputar os títulos nacionais e internacionais mais uma vez em 2023.
Por Henrique Sucena
Fotos: Pedro Santana