O Brasília Basquete foi derrotado pelo Caxias do Sul por 88-78 na noite, desta quarta-feira (1), no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Com a derrota, a equipe chega a seis jogos sem vencer e contabiliza apenas uma vitória em sete jogos em 2023.
Com 21 pontos, o ala Humberto, do Caxias, foi o grande destaque da partida. Pelo lado brasiliense o pivô Leal se destacou com um duplo-duplo de 17 pontos e 10 rebotes.
Após nova derrota do Brasília, o Fortaleza B.C. assumiu a 12a colocação, tirando o time da capital da zona de classificação aos playoffs.

Reencontros
O duelo contra o Caxias do Sul marcou alguns reencontros para a torcida local no Nilson Nelson. O armador adversário, Deryk, jogou em Brasília entre 2015 e 2017 pelo antigo Lobos Brasília, sendo fundamental para a conquista da Liga Sul-Americana em 2015.
Também nascido no DF, o jovem ala-armador Gabriel defendeu as cores do Brasil entre 2019 e 2022, deixando o clube rumo ao Caxias antes do começo da atual temporada. O ala-pivô Diego, que passou por oito clubes no basquete nacional também teve uma curta passagem no clube brasiliense na temporada 2020/21, onde teve média de 12.2 pontos por jogo.
Primeiro Tempo
Ainda tentando achar uma identidade sem Ricardo Fischer, o Brasília optou hoje por um quinteto titular mais alto, com o ala-pivô Dos Santos começando a partida no lugar do ala Basílio, que não disputou a partida. A alteração surtiu efeito desde o início com a equipe da casa abrindo 9-0 nos primeiros minutos. Desde a saída do armador rumo ao Flamengo nos dias finais de 2022, o time de Dedé Barbosa soma apenas uma vitória e cinco derrotas, complicando a situação na briga pela classificação aos playoffs.
O aproveitamento ruim das duas equipes chamou a atenção na primeira etapa, com o Brasília terminando com 30.8% em arremessos para três pontos e o Caxias do Sul tendo apenas 46% em lances livres. O número de faltas também foi elevado, com os brasilienses cometendo 13 faltas e os gaúchos 11, números que mostram como o clima estava quente no jogo.

Segundo Tempo
Na segunda etapa os problemas disciplinares do Brasília voltaram a se repetir, com a equipe cometendo mais cinco faltas. Os gaúchos se organizaram no intervalo e venceram o terceiro período por 28-22, chegando ao último quarto com vantagem de 66-59.
O último quarto começou da mesma maneira que o terceiro se encerrou. O Caxias aproveitou as oportunidades que teve e com nove minutos para o fim abriu vantagem de dez pontos, a maior do jogo até então.
A equipe da casa conseguiu se acertar e diminuiu a vantagem no fim do último quarto, chegando a diminuir a desvantagem para cinco pontos, mas uma cesta de três fez para o Caxias e uma falta antidesportiva brasiliense fez com que a equipe gaúcha chegasse ao minuto final com importantes dez pontos de vantagem. A partir disso os visitantes apenas administraram a vantagem para garantir uma importante vitória fora de casa.
Próximos Confrontos
O Brasília Basquete segue na capital para a partida de sábado (4) no Nilson Nelson, contra o União Corinthians, também do Rio Grande do Sul. A equipe comandada por Dedé Barbosa terá que vencer para evitar chegar em 7 derrotas seguidas.
O Caxias do Sul por sua vez viaja ao Paraná, onde enfrenta na próxima segunda-feira (6) o Pato Basquete em Pato Branco buscando se afirmar na zona de classificação e entrar no top 10 da tabela.
Por Henrique Sucena
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira