O filme “Till – A Busca por Justiça” chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (9/2), baseado no caso real de assassinato de Emmett Till, de apenas 14 anos de idade.
O tema da violência racial rememora emblema de luta nos Estados Unidos na década de 1950 e que teve alcance mundial. O filme tem a direção de Chinonye Chukwu.
Caso de linchamento

Em 1955, depois de Emmett Till (Jalyn Hall) ser assassinado num linchamento no Mississippi, a sua mãe, Mamie Till-Mobley (Danielle Deadwyler), busca por dar visibilidade à história.
“Se algo acontece com um de nós, acontece com todos nós”, diz Mamie Till-Mobley no filme.
O longa aborda com especial atenção um dos eventos que desencadearam o Movimento dos Direitos Civis, que lutava pela igualdade para comunidade afro-americana.
Em 1960, a Lei dos Direitos Civis surgiu e em 1965 a Lei do Direito ao Voto. As duas leis tentaram combater a segregação racial nos Estados Unidos.
Till estava de férias
Durante o filme, o público é apresentado ao caso de Emmett Till, um garoto de 14 anos que estava passando as férias com seus primos no Mississippi, quando foi assassinado.
O filme retoma história 68 anos do caso, ainda ocorre no mundo.
O trabalho ganhou o prêmio Stanley Kramer Award 2023, concedido pela Associação dos Produtores dos Estados Unidos.
O prêmio é uma homenagem aos filmes e produtores que contribuem para aumentar a conscientização do público sobre questões sociais.
Emoção de sobra
Com uma atuação destacada e cheia de emoção de Danielle Deadwyler é impossível o público não se emocionar com a dor desta mãe.
A história provoca raiva e inconformidade com as injustiças vividas pelos personagens e conscientização de um assunto tão necessário até os dias de hoje.
A situação provoca ainda mais o sentimento de injustiça quando se entende que a lei que criminaliza o que ocorreu só foi aprovada em 2022, 67 anos após o caso.
Ficha técnica
Elenco: Danielle Deadwyler, Jalyn Hall, Whoopi Goldberg;
Roteiro: Michael Reilly, Keith Beauchamp e Chinonye Chukwu;
Direção: Chinonye Chukwu;
Gênero: Biografia, Drama, História;
Classificação indicativa: 14 anos;
Duração: 2h 10 min;
Origem: Estados Unidos da América;
Distribuição: Universal.
Por Maria Clara Britto*
Foto e trailer: Divulgação
- A repórter assistiu à pré-estreia a convite da Espaço/Z
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira