O zagueiro Robert Renan, natural de Brasília, recebeu nesta sexta-feira (3) sua primeira convocação para a Seleção Brasileira principal com vistas ao o amistoso contra o Marrocos em Tangier no dia 25.
O defensor, que deixou recentemente o Corinthians rumo ao Zenit São Petersburgo, da Rússia, foi campeão sul-americano sub-20 em fevereiro sob comando de Ramon Menezes, que comanda interinamente a Seleção.

Seleções de Base
Com apenas 19 anos, o atleta teve passagens pelas categorias sub-18 e sub-20 da Seleção e ganhou a confiança de Ramon com o título invicto do Sul-Americano no início do ano. O zagueiro disputou todos os nove jogos do torneio, sendo titular em oito deles, e se mostrou um dos grandes destaques brasileiros.
Além de Robert, o técnico Ramon levou outros membros do elenco campeão para a equipe principal. O goleiro Mycael, do Athletico Paranaense, e o lateral Arthur, do América Mineiro, ainda dão seus primeiros passos em seus clubes, mas receberam oportunidades na Seleção principal após se destacarem no torneio de base.
Já mais experientes, o atacante Vitor Roque, também do Athletico, e o volante Andrey Santos, que pertence ao Chelsea e está emprestado ao Vasco, foram os artilheiros e grandes destaques do torneio, o que rendeu convocações para os dois além do interesse de grandes clubes ao redor do mundo.
Começo no Corinthians
A estreia pelo Timão veio em 2022 com empate em 1×1 contra a Portuguesa-RJ em Londrina pela Copa do Brasil. Desde então o zagueiro fez apenas 13 jogos pelo Corinthians, sendo frequentemente preterido pelo técnico Vítor Pereira por zagueiros mais experientes como Gil, Fabián Balbuena e Bruno Méndez.
Apesar de pouco tempo nos profissionais da equipe Paulista, Robert disputou 10 dos 38 jogos corinthianos no Brasileirão, ajudando a equipe a alcançar a vaga na Libertadores. Durante sua única temporada como profissional, o zagueiro recebeu diversas sondagens de equipes europeias, resultando na sua saída para 2023.

Rumo à Europa
Muitas vezes especulado em clubes europeus como o Arsenal e o Shakhtar Donetsk, a ida de Robert Renan para o futebol europeu acabou vindo por meio de uma troca.
O atacante Yuri Alberto chegou ao Corinthians por empréstimo em 2022 e se tornou um dos grandes destaques da equipe. Para mantê-lo em definitivo, o Timão aceitou ceder o zagueiro brasiliense junto ao volante Du Queiroz para os russos.
Robert se despediu do Corinthians por meio de suas redes sociais no dia 10 de Janeiro rumo ao sul-americano sub-20 na Colômbia e logo após o título viajou para a Rússia onde foi apresentado por sua nova equipe no dia 20 de Fevereiro.
Em São Petersburgo, o brasiliense se juntará a compatriotas como Claudinho, Malcom, Douglas Santos, Rodrigão, Wendel e Du Queiroz, que se junta ao clube russo no meio do ano. O atacante Gustavo Mantuan fará caminho inverso e voltará ao Corinthians na metade da temporada.
Ainda sem ter estreado, Robert esteve no banco na partida do Zenit contra o Volga Ulyanovsk pela Rússia, em que o time de São Petersburgo venceu por 3×0.
Mesmo sem ter feito sua primeira partida, o interesse de outros clubes, que já existia antes da transferência, promete aumentar com a convocação e informações de veículos espanhóis relatam que o Real Madrid já teria interesse em fazer proposta pelo zagueiro.
A convocação:
Goleiros:
Éderson (Manchester City)
Weverton (Palmeiras)
Mycael (Athletico Paranaense)
Zagueiros:
Marquinhos (Paris Saint-Germain)
Éder Militão (Real Madrid)
Ibañez (Roma)
Robert Renan (Zenit São Petersburgo)
Laterais:
Emerson Royal (Tottenham)
Arthur (América Mineiro)
Renan Lodi (Nottingham Forest)
Alex Telles (Sevilla)
Meio-Campistas:
Casemiro (Manchester United)
André (Fluminense)
Andrey Santos (Vasco da Gama)
João Gomes (Wolverhampton)
Lucas Paquetá (West Ham)
Raphael Veiga (Palmeiras)
Atacantes:
Antony (Manchester United)
Rodrygo (Real Madrid)
Richarlison (Tottenham)
Vitor Roque (Athletico Paranaense)
Rony (Palmeiras)
Vinícius Jr. (Real Madrid)