Ayres Britto critica declaração de Dilma

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto disse que foi infeliz a declaração da presidente Dilma Rousseff sobre não ser papel do jornalismo investigar. O ex-ministro afirmou que a imprensa deve tornar público o que for de interesse da população. Para Ayres Britto, a liberdade de expressão midiática é a garantia de um Estado democrático.

“A imprensa pode investigar, levantar dados, isso ressai da constituição. Às vezes até, sem essa investigação, não se tem notícia das coisas, conhecimento dos fatos”.

O ex-ministro acrescentou que a liberdade de expressão deve ser respeitada. De acordo com Ayres Britto, há medo de que a imprensa não seja fiel às informações originais. Entretanto, o ex-ministro garante que há amparo legal para ofensa à honra e para casos caluniosos. “Não é pelo temor do abuso que se vai proibir o uso”.

Ayres Britto é o presidente da Comissão Especial de Defesa da Liberdade de Expressão desde junho deste ano. O ex-ministro afirmou ser contrário à ideia da regulamentação da mídia no Brasil. “A imprensa não pode ser regulada, não é objeto de uma lei de regulação pelo Estado”, afirmou Ayres Britto. Para o jurista, a imprensa deve controlar o Estado e não ser alvo de controle por parte do governo.

Ayres Britto também comentou sobre a polêmica das biografias autorizadas defendidas por alguns músicos brasileiros, como Roberto Carlos, Chico Buarque. O ex-ministro disse que há uma dualidade nas biografias, que podem invadir a intimidade das pessoas e revelar histórias que os envolvidos não gostariam de ser divulgadas. Contudo, as biografias fazem parte da liberdade de expressão.

Para Ayres Britto, nesse caso, deve ser mantido o direito à publicação. De acordo com o ex-ministro, a censura é pior do que a violação da privacidade. “O biógrafo tem direito a escrever sobre quem quer que seja”, garantiu.

Entenda a liberdade de imprensa

O artigo 220 da Constituição Federal permite a manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação sem sofrer restrição. É vedada a censura de natureza política, ideológica e artística. A publicação de veículo impresso de comunicação não precisa de licença de autoridade.

Por Jade Abreu 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress