Suspeita de racismo de estudante do CEM 09 revela omissão do GDF com educação, aponta Sinpro

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Após atitude criminosa repercutir nas redes sociais desde segunda-feira (13), o Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) emitiu nota de repúdio contra o ato de racismo e misoginia que aconteceu no CEM 09 de Ceilândia. 

Em vídeo, alunos da turma de terceiro ano da escola recordaram o momento em que um estudante entrega, a uma professora negra, uma palha de aço como presente pelo Dia Internacional da Mulher. 

Além de ser enquadrado como racista, o gesto do estudante também foi considerado como misógino, por associar a imagem feminina a um objeto de atividade doméstica costumeiramente ligada à mulher.

O Sinpro-DF afirma, “A ação filmada e divulgada nas redes digitais demonstra o ódio à mulher e às pessoas de pele negra. Trata-se de um duplo crime – racismo e misoginia”.

Em nota, o Sinpro-DF reitera não tolerar qualquer tipo de descriminação e denuncia a inefetividade do Governo do Distrito Federal (GDF) quanto às falhas no sistema educacional da capital.

“Ao mesmo tempo, revela a inoperância do GDF que não prioriza a educação antirracista e inclusiva mesmo tendo um dispositivo legal para isso – a Lei nº 10.639/03 –, que não é colocado em prática nas escolas”, garante o sindicato.

Perfil escolar

De acordo com questionário realizado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2019, a turma de terceiro ano do CEM 09 é composta, majoritariamente, por alunos negros ou pardos. Além disso, 90% dos estudantes afirmam morar com sua mãe ou madrasta.

Os dados trazem à tona o questionamento feito pelo Sindicato do porquê o aparato legal, que fundamenta uma educação antirracista, não é colocado em prática nas escolas do Distrito Federal. O gesto do estudante, que foi instruído a se retratar publicamente com a professora, representa a importância de repensar o sistema educacional brasileiro.

Por Ana Beatriz Martins
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress