Capital e Gama empataram sem gols na tarde de sábado (18) no Estádio JK, no Paranoá.
Com o resultado, o Capital avança para as semifinais e elimina o periquito da competição.
Com 15 pontos, o Capital terminou a primeira fase na terceira colocação e segue para a próxima fase ao lado de Real Brasília, Brasiliense e Paranoá.
O Gama, por sua vez, terminou com 14 pontos, um atrás do Paranoá, ocasionando a eliminação do Alviverde.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/03/image-14-1024x682.png)
Próxima Fase
Nas semifinais, o Capital enfrenta o tradicional Brasiliense. O jogo de ida será novamente no Estádio JK, enquanto a volta terá mando do Brasiliense, a princípio no estádio Serejão, em Taguatinga. O vencedor do confronto espera nas semis a definição do outro lado entre Paranoá e Real Brasília.
Punições
Para a partida, o Capital teve desfalques significativos por conta de uma confusão na vitória contra o Ceilândia no dia 12 no estádio Abadião. O técnico da equipe, Celso Teixeira, seu auxiliar e o lateral esquerdo Jordan Kaique estavam suspensos após serem expulsos no confronto da 8a rodada e não puderam auxiliar a equipe na busca pela classificação.
O Jogo
O primeiro tempo foi de pouquíssimo movimento no Estádio JK. As duas equipes, sabendo que a derrota significaria eliminação, entraram de modo conservador e pouco arriscaram no ataque. A grande chance da primeira etapa foi do Gama, que terminou em grande defesa dupla do goleiro Luan.
No segundo tempo as equipes atacaram mais, temendo o resultado paralelo no confronto entre Samambaia e Paranoá. Com o jogo em Samambaia no estádio Rorizão empatado em 2×2, tanto Gama quanto Capital garantiam suas vagas entre os quatro primeiros, mas um gol de qualquer uma das equipes significava a eliminação gamense. O gol de Lucas Victor aos 78 minutos no Rorizão deu a vitória ao Paranoá e eventualmente confirmaria a eliminação alviverde.
Precisando do resultado, o Gama se lançou ao ataque e teve nos pés do atacante Platini, com espaço dentro da área, a chance de abrir o placar, mas o camisa nove desperdiçou. O Capital, que seria eliminado em caso de derrota, sentiu a pressão do Gama e tentou matar o jogo em contra-ataques, mas faltou pontaria aos atacantes do Corujão. A pressão alviverde foi forte nos minutos finais, mas o goleiro Luan se destacou e deu ao seu time uma suada vaga entre os quatro finalistas.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/03/image-15-1024x682.png)
Próximos Compromissos
Com a classificação, a Capital se prepara para enfrentar no próximo sábado (15/3) o Brasiliense, mais uma vez em frente a sua torcida no Paranoá. O Corujão busca eliminar o Brasiliense, 11 vezes campeão do torneio, para chegar a final pela primeira vez. Maior campeão do Distrito, o Gama encerra sua participação no torneio e ficará mais uma vez em 2024 sem divisão no futebol nacional, tendo disputado a Série D pela última vez em 2021.
Ficha Técnica:
Campeonato Brasiliense 2023
Capital 0x0 Gama
18/03/2023 – ESTÁDIO JK
Árbitro: Rodrigo Raposo
1º assistente: Lucas Guerra
2° assistente: Milton Alves
4º árbitro: Gildevam Lacerda
Gols:
Escalações:
Capital:
Luan; Toninho Paraíba, Itallo, Kadu, Emerson; Derli, Marconi, Renan Mota; Deivid Anacleto, Manoel, Gustavo Custódio
Técnico: Celso Teixeira
Gama:
Ravel; Tiago, Emerson Silva, Júlio, Bruno, Platini, Assuério, Gabriel Braga, Welton, Serginho, Vitor Xavier
Técnico: Vilson Tadei
Por Henrique Sucena
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira