Semifinais do Candangão começam neste fim de semana com surpresas e dupla do Paranoá

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O Candangão aproxima-se da decisão e os confrontos de semifinal estão definidos após a última rodada da primeira fase.

O Real Brasília terminou a primeira etapa do campeonato na primeira colocação, com Brasiliense, Capital e Paranoá completando os quatro classificados.

Neste sábado (25), às 15h30, o Paranoá recebe o Real Brasília em casa no Estádio JK pela partida inaugural das semis.

No dia seguinte, às 16h, também no Paranoá, o Capital recebe a equipe do Brasiliense no jogo de ida do segundo confronto.

Decisões do Candangão

Uma semana depois, no dia 1° de abril, o primeiro confronto se define no Estádio Defelê, na Vila Planalto, com o líder da primeira fase, o Real, tendo o mando de jogo para a decisão.

Brasiliense e Capital fecham a fase e definem o último finalista no Estádio Serejão em Taguatinga no domingo que vem, dia 2.

O Brasiliense busca o terceiro título consecutivo; foto por: Pedro José Santana


Algumas das grandes surpresas da primeira fase foram as eliminações de Gama e Ceilândia. O Gama, maior campeão do torneio com 13 títulos, terminou em quinto, ficou de fora da fase de grupos e pela terceira temporada consecutiva não consegue chegar entre os dois finalistas, que garantem vagas para as competições nacionais.

O Ceilândia, vice-campeão em 2021 e 2022, terminou com a sexta posição e terá que buscar a promoção para a Série C neste ano para ter uma divisão nacional para disputar em 2024.

Real Brasília

A equipe da Vila Planalto, vice-campeã da segunda divisão brasiliense em 2022, volta triunfantemente a elite candanga terminando a primeira fase na primeira colocação com 18 pontos, três a mais que os outros classificados.

O Leão do Planalto, que já tem um projeto de destaque no futebol feminino, busca trazer o sucesso para a equipe masculina com um possível título inédito da primeira divisão brasiliense e uma volta a uma divisão nacional, que o clube não disputa desde 2008 quando jogou a Série C nacional com o nome Dom Pedro II.
Com apenas seis gols sofridos, a defesa do Leão foi a menos vazada do campeonato até o momento e foi fator importante para a conquista do primeiro lugar.

Brasiliense

Um dos clubes mais tradicionais do DF, o Brasiliense busca um tricampeonato consecutivo, que levaria o clube a 12 títulos totais, um atrás do Gama.

Apesar da goleada por 7×1 para o Botafogo na Copa do Brasil e um começo ruim no campeonato metropolitano, o Jacaré chega como favorito para as semis e conta com o artilheiro do torneio, Yuri Mamute com 7 gols, para vencer o Capital.

A equipe do técnico Roberto Cavalo teve um campeonato irregular até o momento, chegando na nona e última rodada da primeira fase na quinta colocação, necessitando da vitória.

Com três gols nos primeiros 14 minutos de jogo, a vitória se mostrou tranquila e o Brasiliense garantiu um segundo lugar, confirmando a vantagem de decidir as semis em casa na Boca do Jacaré e rebaixando o Brasília no caminho.


O grande objetivo do ano para o Jacaré é a volta para a Série C depois de dez anos, sonhando em voltar a figurar no cenário nacional como no inicio do seculo quando a equipe disputou a primeira divisão e foi finalista da Copa do Brasil. Durante a preparação para o torneio nacional, o Brasiliense tentará se sagrar campeão do DF pelo terceiro ano seguido e se aproximar do número de títulos de seu grande rival, o Gama.

Capital chega às semis pelo segundo ano seguido; foto por: Pedro José Santana

Capital


O Capital, que se mudou no final de 2021 do Guará para o Paranoá, vem ganhando destaque no cenário brasiliense. O Corujão terminou a edição de 2022 do torneio com um inédito terceiro lugar. A mudança para o Estádio JK, agora pintado com as cores do clube, vem trazendo bons momentos para o time e atraindo a torcida da região.

Nas semis, a Capital enfrenta o tradicional Brasiliense buscando uma classificação histórica para sua primeira final, que faria com que a equipe disputasse pela primeira vez a quarta divisão do Brasileirão e a Copa do Brasil.

Com apenas 11 gols feitos, o Capital tem o pior ataque entre os semifinalistas e terá que aprimorar a pontaria para sonhar com a vaga na final.

Paranoá

A maior surpresa da primeira fase foi a classificação do Paranoá. A Cobra Sucuri, como o clube é conhecido, não chegava entre os quatro primeiros do Candangão desde 2005, quando o clube terminou em terceiro lugar e conquistou o acesso para a Série C nacional daquele ano.

Com cinco gols, Lucas Victor é o vice-artilheiro do campeonato e vem se mostrando um talismã para a equipe do técnico Luís Carlos Souza. O jogador tem vindo do banco e fazendo gols importantes para a equipe, como os dois na última rodada contra o Samambaia que deram a virada e a classificação para o time do Paranoá.

O jogo contra o Real Brasília neste sábado marcará a volta do PEC ao seu estádio, o JK, como mandante. Com o Capital mandando seus jogos no mesmo estádio, o Paranoá optou por atuar em 2023 no Defelê, estádio do próprio Real.

Agora nas semis, a Sucuri buscará a vitória em sua própria casa antes de voltar à Vila Planalto para enfrentar os líderes da primeira fase.

Paranoá e Real Brasília se reencontram no Defelê para as semis; foto por: Pedro José Santana


Confrontos

Paranoá x Real Brasília
(25/03/2023) Estádio JK – Paranoá

Capital x Brasiliense
(26/03/2023) Estádio JK – Paranoá

Real Brasília x Paranoá
(01/04/2023) Estádio Defelê – Vila Planalto

Brasiliense x Capital
(02/04/2023) Estádio Serejão – Taguatinga

Leia mais sobre Candangão e esportes

Confira a tabela do Candangão

Por Henrique Sucena

Fotos: Pedro José Santana

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress