Paranoá e Real Brasília empataram, por 1 a 1, na tarde deste sábado (25) no Estádio JK, no Paranoá, pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Brasiliense.
Confira como foi a semi que colocou Brasiliense perto da final
O Real abriu o placar nos minutos finais do primeiro tempo, mas o Paranoá buscou o empate de maneira heróica aos 51 do segundo tempo, impedindo uma vitória que deixaria o Real Brasília em situação confortável para o jogo de volta.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/03/image-25-1024x682.png)
Decisão à vista
O jogo de volta no Defelê pode definir um finalista inédito para o torneio. O Paranoá nunca chegou entre os dois primeiros, tendo conseguido sua melhor participação em 2005 com um terceiro lugar.
O Real, por outro lado, chegou a ser finalista em 2008, mas como Esporte Clube Dom Pedro II, antecessor da equipe.
Desde a reformulação do time na Vila Planalto em 2016 com a mudança de identidade para o atual Real, a melhor colocação conseguida foi também um terceiro lugar, na edição de 2020.
Vaga em competições nacionais
O time que se classificar à final no jogo de volta garante também uma volta às competições nacionais. O Real chegou a disputar por três vezes a terceira divisão ainda como Dom Pedro II.
Como Real Brasília, a única participação foi em 2021, em que disputou a Copa do Brasil e perdeu na primeira fase para o América de Natal.
O Paranoá, caso avance à final, voltaria a uma competição pela primeira vez desde 2005, quando disputou a Série C e chegou a passar à segunda fase, onde foi eliminado pelo Londrina-PR. Uma classificação para a Copa do Brasil seria inédita para a Cobra Sucuri.
Volta para casa
A partida de hoje marcou a volta do Paranoá EC ao seu estádio. A equipe vinha mandando seus jogos, curiosamente, no estádio do próprio Real Brasília, na Vila Planalto.
A ausência de jogos ocorreu para que o lugar não precisasse ser dividido com o Capital CF, que agora administra o estádio. A Cobra Sucuri voltou ao Paranoá para o mata-mata, impedindo que o Real disputasse a ida e a volta em seu próprio estádio.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/03/image-26-1024x682.png)
VAR
O jogo desta tarde no Estádio JK foi o primeiro do Campeonato Brasiliense 2023 com a presença do árbitro de vídeo. O instrumento foi introduzido para o mata-mata, após ter sido utilizado apenas na final na edição do ano passado.
O equiamento foi acionado apenas na hora dos gols para checar possíveis impedimentos, mas não foi detectada nenhuma irregularidade.
O jogo
O sol forte no campo do JK impediu o primeiro tempo de ser tão produtivo. Aos 22 minutos teve que ser feita uma pausa para hidratação dos atletas. Logo após a parada, o atacante Matheus Jesus, do Real Brasília, teve que sair por conta de uma lesão que forçou o treinador Gerson Ramos a gastar uma de suas trocas ainda na metade da primeira etapa.
Lucas Souza, que entrou no lugar de Matheus Jesus, recebeu com espaço dentro da área e aos 43 abriu o placar para os visitantes no Paranoá. Fazendo com que o Real fosse para o intervalo com a vantagem de um gol.
Na segunda etapa o Paranoá foi forçado a incomodar o Real em busca do empate. A equipe da Vila Planalto sofreu com o desgaste físico e assumiu uma postura mais defensiva buscando levar o placar positivo de volta para o Defelê.
Aos 36, o Real quase ampliou em grande jogada de João Eric que achou Gabriel Lima dentro da área. O jogador driblou o goleiro Matheus Damasceno mas acabou chutando fraco e a defesa do Paranoá conseguiu afastar.
A Cobra Sucuri teve uma grande oportunidade de empatar com Willian Jr. aos 43 do segundo tempo, mas o meia chutou por cima do gol de Wendell. O empate veio apenas aos 51, quando Émerson Mineiro fez boa jogada pela ponta direita e cruzou para o zagueiro Dedé, que de cabeça igualou o placar no JK.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/03/image-28-1024x682.png)
A volta
A partida de volta ocorrerá no próximo sábado às 15h no Estádio Defelê, na Vila Planalto. O Real tem a vantagem de decidir o confronto em casa por ter conquistado o primeiro lugar na tabela da primeira fase.
Os donos da casa jogarão apenas por um empate, enquanto o Paranoá terá que buscar a vitória fora de casa.
Em caso de novo empate, o confronto ficaria igualado e o desempate seria do Real, que avançaria por ter tido a melhor campanha na primeira fase, uma vez que o regulamento do torneio não prevê disputa de pênaltis.
Ficha Técnica:
Campeonato Brasiliense 2023
Paranoá x Real Brasília
25/03/2023 – ESTÁDIO JK
Árbitro: Sávio Sampaio
1º assistente: Daniel Henrique
2° assistente: José Henrique
4º árbitro: Matheus Moraes
VAR: Maguielson Lima
Assistente de VAR: Ciro Chaban
Gols:
Lucas Souza (43min 1º) – Real Brasília
Dedé (51min 2º) – Paranoá
Escalações:
Paranoá:
Matheus Damasceno; João Carlos, Dedé, Felipe Torres, Pedro Medeiros, Vandinho, Luiz Meneses, Willian Jr., Felipe Assis, Lucas Victor, Daniel Guerreiro;
Técnico: Luís Carlos Souza
Real Brasília:
Wendell, Caio Mendes, Josué, Hyago, Thiago Ulisses, Gabriel Lima, Guilherme, Igor Feijão, Marcos Paulo, Uederson, Matheus Jesus
Técnico: Gerson Ramos
Público Total: 1.102
Renda: R$ 1.723
Por Henrique Sucena
Fotos: Pedro Santana
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira