O Cerrado Basquete (DF) derrotou o Rio Claro (SP) por 109a a84 na noite de terça-feira (28) no Ginásio da Asceb e voltou a vencer após quase três meses.
Flamengo Basquete joga, nesta semana, contra times de Brasília
Lanterna da competição, os cerradistas conquistaram sua quinta vitória e se aproximaram do próprio Rio Claro, que é o penúltimo colocado.
Com 26 pontos, o americano Rashaun foi o grande destaque da partida. O experiente ala-armador converteu 8 dos 11 arremessos para três pontos que tentou. Ruan, Von Haydin e Harris também passaram dos 18 pontos para a equipe da casa.
Para os paulistas, os 21 pontos de Lucas Lacerda, ex-jogador do Cerrado, foram importantes para que a diferença de pontos não fosse maior.
A vitória na Asceb foi a primeira do time desde 11 de janeiro, quando a equipe bateu o Fortaleza B.C, também em Brasília. A quatro jogos do final da temporada, o time teria que vencer todos e torcer por resultados paralelos para seguir sonhando com os playoffs.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/03/image-31-1024x993.png)
Duelo de Lanternas
Cerrado e Rio Claro chegaram para o confronto na Asceb como as duas piores equipes do campeonato.
Com apenas quatro vitórias em vinte e sete jogos, os brasilienses ocupam a última colocação na tabela. Com seis vitórias em um jogo disputado a mais, a campanha do Rio Claro também não anima.
Com chances muito pequenas de classificação aos playoffs, o confronto na Capital federal valia aos cerradistas uma possibilidade para terminar o campeonato fora da última colocação, vencendo um adversário direto na disputa.
O jogo
A estrela do primeiro quarto foi o norte-americano Rashaun, que com apenas cinco minutos de jogo já havia convertido todos os quatro arremessos de três que tinha tentado.
O melhor aproveitamento dos donos da casa em arremessos longos, com 14 tentados e 10 convertidos, impulsionou o começo fulminante da equipe na Asceb, terminando o primeiro quarto à frente com 37-20 no placar.
No segundo quarto o aproveitamento de 3 do Cerrado caiu dos incríveis 71.4% para mais modestos 33.3%. Mas a equipe conseguiu segurar os paulistas para apenas 17 pontos, chegando ao intervalo vencendo o confronto por 57-37.
Na volta do intervalo o Cerrado não tirou o pé do acelerador e aumentou a vantagem que já era grande. A equipe do técnico Mika venceu o período por 30-21 e aumentou a vantagem para 29 pontos na chegada ao último quarto.
O período não viu tanta alteração no placar e a equipe da casa assegurou sua maior vitória da temporada, com 25 pontos de vantagem.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/03/image-32-1024x682.png)
Próximos Confrontos
O Cerrado segue em Brasília para enfrentar na próxima quinta-feira (6) o líder do campeonato Franca, que ainda não perdeu no campeonato.
O jogo será o último da equipe em Brasília nesta temporada, depois partindo para três partidas no Sul e Sudeste para encerrar a primeira fase do torneio.
O Cerrado tem no duelo contra o Franca a missão de quebrar a invencibilidade dos líderes do campeonato para possivelmente ultrapassar o Rio Claro e deixar o último lugar na tabela.
O Rio Claro também segue na capital para enfrentar o Brasília nesta quinta (30) no Ginásio Nilson Nelson antes de voltar para São Paulo e disputar seus últimos dois duelos na temporada.
Por Henrique Sucena
Fotos: Pedro Santana
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira