Dirigido por Elizabeth Banks (As Panteras, 2019), “O Urso do Pó Branco” apresenta a trajetória de um urso-negro que encontra um carregamento de cocaína em um parque no sul dos Estados Unidos, iniciando uma sequência de ataques as pessoas ali presentes, movido pelas drogas.
Assista ao trailer
Uma série de pessoas, pelas mais diversas razões, seja para procurar a filha sumida, para tentar recuperar as drogas ou apenas por estar no lugar errado na hora errada, acaba encontrando com o urso no parque.
Energia juvenil
Para construir a história desses personagens, Banks aposta em uma energia juvenil em cima de uma narrativa bizarra, não fazendo jus à premissa do filme.
Já o roteiro, escrito por Jimmy Warden, tem elementos repetitivos, como outros filmes do gênero. O início da trama passa o aspecto de uma produção que se divide entre a comédia trash e o suspense.
Em uma determinada sequência do longa, podemos observar técnicas que se reutilizadas de outras maneiras, poderiam fortalecer a produção.
Trata-se da sequência da cabana com a guarda-florestal Liz (Margo Martindale), onde a mistura do terror com o humor ácido permeia as cenas de forma eficaz.
“Baseado em fatos reais“
Em 1985, um traficante de drogas realizava um transporte entre a Colômbia e os Estados Unidos quando jogou cerca de 35 quilos de cocaína sobre um parque florestal no estado do Tennessee a fim de reduzir o peso do avião.
Diferente do rumo que a história tomou em sua versão cinematográfica, na vida real um urso-negro faleceu de overdose após encontrar e comer quase todo o carregamento.
Nas telonas, a trama transita entre a comédia e o terror gore (com cenas violentas repletas de partes de corpos decepadas), baseado em um conceito que não estrutura sua narrativa.
Com um elenco recheado de nomes fortes na história do cinema, uma produção como essa coloca os atores em uma posição delicada, gerando uma dificuldade para o filme alcançar aquilo que promete.
O longa foi o último filme do ator Ray Liotta, no papel do traficante Syd. Ele morreu em maio de 2022, após um ataque cardíaco.
Leia mais sobre cinema
Por Maria Paula Meira*
Assistiu à pré-estreia a convite da Espaço/Z
Fotos e trailer: Divulgação
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira