NBB: Franca vence Cerrado e alcança marca histórica de invencibilidade

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O Sesi Franca venceu o Cerrado Basquete no Ginásio da Asceb nesta quinta-feira (6) pelo placar de 106-68 e chegou a 31 vitórias em 31 jogos no NBB. Com a vitória a equipe paulista chegou a 43 jogos consecutivos sem ser derrotada e igualou o recorde do basquete nacional.

Jogadores do Franca celebram recorde no NBB. Foto por: Pedro José Santana

Um dos destaques dos atuais campeões, o ala-pivô Lucas Mariano, em entrevista a Agência de Notícias do CEUB, ressaltou a importância do último jogo contra um rival da equipe, o Flamengo, mas diz que o foco está nas finais da Champions das Américas, onde o Franca enfrenta no dia 14 o Quimsa, da Argentina, pelas semis.

“A gente sabe o peso da camisa do Franca, então a gente nunca vai entrar em quadra querendo só jogar. Tudo que a gente puder conquistar a gente vai lutar para isso então segunda vai ser um jogo duro.”

O jogador diz que a partida contra o Flamengo, em que o Franca pode garantir o término da fase classificatória de maneira invicta, será uma maneira de se preparar para o Final Four do torneio pan-americano, especialmente por que o Flamengo pode ser o adversário francano na final.


Invencibilidade

Atual campeão do NBB, o Franca manteve a pegada para a atual temporada e chegou ao confronto na Asceb com 30 vitórias em 30 jogos. A equipe busca igualar a campanha invicta do Flamengo na fase de classificação da temporada 2012/13. O recorde flamenguista, porém, foi conquistado em uma temporada de apenas 17 jogos, comparado aos 32 que o Franca tem neste ano.

Jhonatan convertendo mais dois pontos para o Franca. Foto por: Pedro José Santana


Além disso, os francanos chegaram a 43ª vitória consecutiva, igualando feito do já extinto COC Ribeirão Preto, que entre 2002 e 2003 não soube o gosto da derrota. A marca é a maior na história do basquetebol brasileiro e o Franca terá a chance de superá-la no jogo contra o Flamengo na próxima segunda-feira (10), pelo NBB.


O último revés do time comandado por Helinho foi em Outubro, quando foram derrotados pelo São Paulo na final do Campeonato Paulista.


Despedida da Asceb

Em entrevista a Agência de Notícias do CEUB, o atleta Daniel Von Haydin, do Cerrado Basquete, agradeceu o apoio no duelo contra o Franca

“A torcida foi maravilhosa, não imaginei que fosse lotar assim. A galera gritando e torcendo mesmo a gente tendo dificuldades. Só tenho que agradecer a essa torcida.”

Torcedores do Cerrado apoiando a equipe. Foto por: Pedro José Santana

A partida de hoje marcou a despedida do Cerrado em casa nesta temporada. De 16 jogos no Asceb no campeonato, o Cerrado venceu apenas quatro. A equipe celeste venceu São Paulo, Fortaleza BC, União Corinthians e Rio Claro, mas com apenas uma vitória fora de casa fechou o torneio com uma participação muito ruim que se aproxima de terminar com a última colocação na tabela.
Com chances muito pequenas de classificação aos playoffs, o Cerrado não deve voltar a Asceb até o começo da próxima temporada, que ainda não tem data marcada para se iniciar.
Para se despedir do time, a torcida compareceu em peso ao ginásio e fez barulho para apoiar a equipe do treinador Mika em busca do resultado.

Leia mais sobre o Cerrado Basquete

Paixão

Apesar de quase 700 km de distância, alguns torcedores francanos compareceram no ginásio para prestigiar o time em busca do recorde histórico do basquete nacional.

Torcedores do Franca celebrando vitória no DF. Foto por: Pedro José Santana

Começo equilibrado

O grande nome do primeiro quarto foi Lucas Dias, que marcou 12 dos 25 pontos dos visitantes. O ala-pivô ainda contribuiu com 5 rebotes para a equipe. O Cerrado porém entrou bem no jogo e conseguiu manter o duelo disputado. Convertendo 5 arremessos para três pontos e impedindo a equipe paulista de criar uma vantagem maior, fechando o quarto em 25-20 para os líderes do NBB.
No segundo quarto o ataque de Franca caiu de produção, com Lucas Dias estacionando nos doze pontos marcados no primeiro quarto. Mas a equipe viu o jogo de Lucas Mariano e Georginho crescer para que os paulistas se mantivessem em vantagem chegando ao intervalo com 45-39 no placar.


Depois do intervalo

No intervalo o Franca se ajeitou e mostrou ao longo da terceira etapa porque ainda não sabe o que é perder no campeonato. Os visitantes dominaram completamente o período e aumentaram a vantagem consideravelmente, chegando ao último quarto vencendo por 76-54. Depois de dois quartos pegados, a equipe francana aproveitou o terceiro para disparar no placar e encaminhar a vitória.
O quarto período veio para confirmar a vitória que já se mostrava clara. Na primeira metade do último quarto o Franca marcou 20 pontos contra nenhum da equipe da casa, passando dos 40 de vantagem.
Com o resultado já definido as equipes passaram a introduzir jogadores que ainda não haviam entrado em quadra e o placar fechou com 38 pontos de vantagem para os líderes do torneio ao final.
Von Haydin analisa que a equipe perdeu o controle do jogo por falta de intensidade na defesa, deixando o Franca controlar a partida.

David Jackson atacando o garrafão. Foto por: Pedro José Santana

Fora dos playoffs

Após derrota para o Franca, o Cerrado não tem mais condições de alcançar o União Corinthians e está oficialmente eliminado da disputa pelos playoffs do NBB. Com três jogos faltando, a equipe não atua mais em Brasília e se despede hoje de seu torcedor até a temporada que vem.

Técnico Mica lamentando derrota para o Franca. Foto por: Pedro José Santana


Próximos confrontos

Após se despedir da capital federal na temporada, o Cerrado segue para Pato Branco-PR para enfrentar o Pato Basquete na próxima segunda-feira (10). Depois a equipe parte para a capital paulista onde enfrenta Corinthians e São Paulo nos últimos dois jogos da temporada.

O Franca volta para sua casa onde enfrenta o Flamengo no 32° e último jogo da temporada regular, buscando terminar sua campanha na primeira fase de maneira invicta. O jogo será na segunda-feira (10) no ginásio Pedrocão, em Franca.

Por Henrique Sucena e Caio Nunes
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress