Crianças fotografam sua comunidade

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Crianças mudam a perspectiva e fotografam a beleza de comunidades de risco, onde as drogas são comuns.

Essa é a iniciativa do projeto “Veja o que eu vejo”, criada pelo artista plástico Luiz Henrique Costa da Silva, que ofereceu oficinas de fotografia para que os jovens expusessem suas fotos, realçando os perigos do crescimento das drogas.

A proposta segundo ele, foi trazer a importância de conhecer a visão das crianças sobre o lugar em que vivem, e dar voz ao que eles pensam sobre sua comunidade.  Para Luiz Henrique, muitas pessoas acreditam que esses jovens têm uma visão “triste” do mundo, justamente por sofrerem constantes influências e fazerem parte do cotidiano de violência.

No entanto, o próprio artista foi surpreendido. “Eu esperava, por exemplo, que eles fotografassem violência, fotografassem situações difíceis. E na verdade eles te dão um show de esperança. Eles valorizam a polícia, a arte, a cultura popular, o patrimônio cultural”, afirma.

 

ESPERANÇA

O criador do projeto acrescenta que as crianças têm mais esperança do que os outros, e que não acreditam que tudo está perdido. Por isso, ele considera  que a iniciativa pode ser importante por influenciar a fuga das drogas, e que elas têm condições de fugir desse mundo, mas precisam de uma política que as direcionem para isso.  “Como você vai fazer uma política de recuperação deles, se você não sabe o que eles pensam a respeito?”, indaga.

O artista aponta que a campanha não tem como objetivo principal ajudar na saúde dos dependentes, e sim buscar a prevenção através da discussão entre professor, escola e família, para saber até onde essas crianças sabem sobre esse assunto. Com isso, apesar de achar pretensão, o artista alimenta a esperança de que, no futuro, as drogas não façam mais parte da vida desses jovens.  Para ele, só a possibilidade de existir esse tipo de debate já é uma grande vitória, já que essa discussão é tratada muitas vezes como tabu, principalmente se discutida com crianças.

A iniciativa ainda vai além da exposição: será feito futuramente um ciclo de palestras para pais e professores, e essa discussão também irá para as escolas, para que as crianças entendam, por meio de vídeos educativos e bate-papo, o que as drogas podem causar para a saúde. O evento vai até o dia 20 de dezembro, e passa por: Varjão, Jardim Zoológico De brasília, Ceilândia, Brazlândia, Estrutural, Planaltina, Santa Maria, Vila Telebrasília e Rodoviária do Plano Piloto.

 

Por Ana Carolina Alves e Deborah Fortuna

Créditos da foto: divulgação. 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress