O Acampamento Terra Livre sofreu, nos últimos dois dias, com temporais. O evento reuniu mais de cinco mil indígenas e centenas de etnias no Distrito Federal. As chuvas causaram danos na estrutura da instalação e prejuízos aos indígenas.
Leia mais sobre indígenas e Acampamento Terra Livre

O acampamento reúne cerca de cinco mil indígenas em prol da agilidade no processo de demarcação de suas terras.
Os acampantes que ocupam o centro de Brasília alegam que a forte incidência de chuva durante a semana causou problemas. Em entrevista à Agência de Notícias do CEUB, a indígena Caya, da etnia Baré, relatou alguns contratempos que teve em decorrência dessas chuvas
‘’Infelizmente as vendas e produção não foram boas nesse acampamento porque choveu muito, né? Eu perdi cerâmica demais por causa da lama e muita linha também não deu mais pra usar.’’
Além dos incidentes causados pelas chuvas, alguns indígenas também comentaram outros fatores que resultaram em menor número de vendas. Alguns acampantes disseram que o acampamento não tinha condições de receber indígenas e não-indígenas .
‘’Teve muita gente e pouco espaço ai não atrai a galera (público geral) pra vir’’

Por Pedro José Santana e Juliana Sousa
Fotos: Pedro José Santana