Em meio à correria para o trabalho, quem sai de do BRT de Santa Maria em direção ao centro da Capital Federal pode conhecer as poesias de um jovem escritor desempregado, morador do Novo Gama (GO), que se identifica como Percapita.
Com a inspiração de quem é indignidado com desigualdades e racismo, por exemplo, Pedro Felipe Silva, de 23 anos, procura colocar em seus textos temas principalmente com caráter social.
Aos 12 anos, o artista teve o seu primeiro contato com a poesia quando ganhou um prêmio por recitar o trabalho de outra pessoa e a partir desse momento passou a criar gosto por essa arte.
Percapita afirma que a maior inspiração para continuar escrevendo são os problemas na sociedade. Para ele, a poesia pode ser uma forma de expressar os sentimentos que não se pode falar.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/05/percapita-1024x554.jpg)
“O que mais me motiva são os problemas sociais que a gente enfrenta no nosso país, como a falta de ônibus, o racismo que a gente enfrenta, a falta de uma escola de qualidade… É isso que me inspira.’’
Renda
Hoje ele tem como renda as ajudas que recebe dentro dos ônibus. Mas explica que, para ele, é mais importante que a pessoa receba a mensagem e que preste atenção do que o próprio dinheiro que recebe como doação.
Para o futuro, o jovem poeta sonhador afirma que quer continuar mostrando sentimento através da arte, além de conseguir um emprego fixo e fazer o curso superior em artes cênicas.
Por Nathália Maciel e Milena Dias
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira