![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/05/image-54-691x1024.png)
Baseado em um filme espanhol homônimo, estreia, nesta semana, a comédia dramática Campeões nos cinemas de todo o Brasil.
Leia mais sobre cinema
A trama traz a trajetória de Marcus (Woody Harrelson), um ex-técnico profissional de basquete que é sentenciado a três meses de serviço comunitário trabalhando com uma equipe de jogadores com deficiência intelectual.
Direção e roteiro
A trama inicia seu desenvolvimento com as dúvidas de Marcus a respeito da capacidade do time, porém com o tempo ele passa a perceber que pode chegar além do que imaginava.
Dirigido por Bobby Farrelly (Quem vai ficar com Mary), a trama possui um desenvolvimento que cativa e envolve seus telespectadores, criando uma sensação de proximidade com o time retratado, mostrando ao público uma importante realidade social.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/05/image-52-1024x429.png)
Farrelly desempenha um papel significativo na construção de uma ambiente agradável para o time fictício.
Apesar de todos os desafios enfrentados pelos personagens, o diretor conduz a narrativa favorecendo o elenco, fazendo com que os jogadores apareçam de forma relevante mesmo quando não são o foco da cena.
Essa abordagem é essencial para criar empatia e conexão com os personagens, reforçando a principal mensagem do filme, a normalização da vida dessas pessoas.
Outro ponto importante é o respeito com que ele retrata os personagens com deficiência. Eles são trazidos de forma autêntica, relatados como indivíduos plenamente capazes. A escolha de utilizar atores com deficiências reais reforça o compromisso da produção com a representatividade real.
O roteiro segue em grande parte uma estrutura previsível, porém isso não impede que a narrativa funcione bem, graças ao carisma dos personagens e a abordagem leve e divertida dada a história.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/05/image-53-1024x483.png)
A jornada dos protagonistas é cativante, fazendo com que o público se veja torcendo pelos personagens ao longo do filme. “Campeões” é uma história sobre inclusão, ressaltando a importância de tratar as pessoas com igualdade e respeito.
Embora o longa tenha diversas semelhanças com outras produções com tema esportivo, ele se destaca pela assertividade tanto no roteiro quanto na direção.
O filme não tenta ser algo único e diferente de outras obras do gênero, ele abraça a ideia e a executa com cuidado naquilo que se propõe, tornando a narrativa envolvente e impactante.
Ficha técnica
Título original: Champions
Direção: Bobby Farrelly
Roteiro: Mark Rizzo, Javier Fesser, David Marqués
Elenco: Woody Harrelson, Kaitlin Olson, Matt Cook
Por Maria Paula Meira
*A repórter assistiu à pré-estreia do filme a convite da Espaço/Z
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira