Uma sala de aula para Caio

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Quando Caio nasceu, ele tinha perfeitas condições de saúde. Com quatro dias de vida ele foi diagnosticado com um tipo raro de icterícia neonatal e, após uma febre seguida de convulsão, ele ficou com danos cerebrais e motores irreversíveis. Hoje, ele tem paralisia nas pernas e braços, paralisia cerebral, surdez, transtornos globais do desenvolvimento e uma grande dificuldade para falar. Ele tem uma sala de aula só para  ele.

A professora Renata  conta que essa aprendizagem vai ser para a vida dele, já que ele precisa se comunicar para viver melhor, mesmo que não aprenda nenhuma letra. “A gente trabalha a mesma coisa todo dia para desenvolver a consciência de que aquilo tem que ser feito para ele aprender a olhar, se comunicar e saber o que ele quer e o que ele não quer”. No momento do lanche, por exemplo, a professora utiliza artifícios alternativos para estabelecer comunicação com menino, ela coloca duas opções em cima da mesa e pergunta qual ele quer comer primeiro e Caio direciona o olhar para a opção escolhida. “A resposta que eu obtenho dele é o olhar e o sorriso, quando ele quer uma coisa ele sorri muito para mim e quando ele não quer fica sério e faz careta”.

Leia a primeira matéria sobre a história de Caio e entenda como é sua vida escolar

Uma das atividades preferidas que o aluno Caio Samuel gosta de realizar é a pintura com os pés. Assista o vídeo para ver o menino em seu momento favorito do dia:

A educadora ressalta a existência de um programa voltado para pessoas que têm essa dificuldade para falar, chamado Livox, que utiliza o direcionamento do olhar. Segundo Renata, a Secretaria de Educação possui esse serviço disponível, mas ao contrário do que se diz, o programa é pago, então ela treina essa capacidade no garoto utilizando outros recursos. “Mas ele está se desenvolvendo, já consegue saber alguns conceitos básicos como: em cima, embaixo, triste e feliz. Eu jáconsigo perceber quando ele sente dor”. A mentora relata que tudo que aprendeu até hoje é oriundo do seu convívio diário com Caio. Segundo ela ainda não existem relatos sobre isso na secretaria e as professoras não são formadas, apenas passam por um curso, o qual ela julga superficial.

Conheça mais sobre o programa Livox

“Recentemente foi feito um estudo de caso para eu recomendar uma turma para ele no ano que vem, mas como não existem muitos especialistas não recomendei esse mesmo tipo de turma. Sugeri uma bi docência, são 15 alunos em sala e dois professores, mas desses dois um é só para ele. Porque assim ele tem a socialização”, explica Renata. Ela vênessa oportunidade de socialização um ganho para o aprendizado do Caio.

Leia mais:

Biblioteca em Taguatinga dá aulas de Braille

Professor faz diferença ao dar aulas de graça

Nobre missão: Eles escolheram os especiais

A mãe conta que Caio está passando por uma fase de testes para utilização de um aparelho auditivo. “Estamos prontos para dar inicio a esse processo, apenas aguardando a ligação da médica para começarmos a experiência. Caso não haja sucesso nessa tentativa, ele deve realizar um implante coclear até o final do ano, mas só em último caso”, ressalta Ivani.

A pequena divulgação de histórias como essa induz ao pensamento imediato de que casos assim são exceções, mas existem vários casos como este. Informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal confirmam a existência de aproximadamente outras 27 turmas de ensino exclusivo como a do Caio, espalhadas por todo o DF. A diretora Adriana Jardim relata  que na Escola Classe 21 da Ceilândia há outro caso de ensino individualizado, a diferença é apenas as deficiências, esse outro estudante apresenta hiperatividade e transtornos globais do desenvolvimento.

Por Marina Adorno 

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress