“A inclusão praticada no Brasil é excludente”, aponta especialista na área.
![](https://agenciadenoticias.uniceub.br/wp-content/uploads/2023/06/autismo-1024x613.jpg)
O Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo o Ministério da Saúde, é um distúrbio do neurodesenvolvimento, que tem como característica o desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
No entanto, a fim de evitar preconceitos e exclusão, é importante não resumir o TEA a essas características. Pessoas neurodivergentes, assim como as pessoas neurotípicas, são complexas e possuem suas particularidades.
De acordo com especialistas em autismo e inclusão, a vida da família e do indivíduo com TEA no Brasil é repleta de desafios e lutas por inclusão. A falta de infraestrutura no sistema público de saúde, o despreparo das escolas e o baixo número de profissionais qualificados, são apenas algumas das dificuldades enfrentadas pelo indivíduo autista.
Confira a matéria na íntegra: https://medium.com/@agenciaceub/autismo-inclus%C3%A3o-efetiva-promove-sa%C3%BAde-infantojuvenil-6ea7ffc1bbdd
Por Andressa Sarkis, Arthur Lima, Artur Marques e Pedro Henrique Oliveira
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira