O Flamengo recebeu o Athletico-PR no Maracanã pelas quartas de final, nesta quarta-feira (5). Os cariocas venceram o jogo de ida e por 2 a 1, e jogarão pelo empate o jogo de volta, na próxima quinta-feira (12) em Curitiba.
Com Maracanã lotado, contabilizando 66.505 torcedores, o Flamengo não poupou esforços para fazer uma bela festa. Mosaicos, fogos de artifícios é muita cantoria. Ao começo do jogo a torcida atleticana conseguiu fazer barulho mas logo foi engolida pela quantidade
Fora do jogo
Houveram seis desfalques nas duas equipes para o jogo. No time atleticano Fernando, Thiago Andrade, Willian Bigode e Rômulo ficaram de fora devido a recomendações do departamento médico.
O Flamengo fez falta de Gabigol e Léo Pereira, ambos lesionados. O camisa 10, Gabigol, também foi punido nesta quarta-feira devido à discussão com o vice-diretor de futebol Marcos Braz, durante o intervalo do jogo contra o Fortaleza, jogo no qual ele lesionou.
Bola rolando
O time paranaense abriu o placar aos 7 minutos de jogo, após um erro do zagueiro Fabrício Bruno que deixou a bola sobrar para Vitor Roque que tocou para Canobbio e finalizou para o gol. O atacante atleticano, Vitor Roque, foi destaque na primeira etapa do jogo, mas o Athletico como um todo não conseguiu criar um jogo ofensivo.
Após o gol, o Athletico teve poucas chances de marcar novamente. Já o time da casa, o Flamengo, criou diversas jogadas, e apesar de não ter conseguido marcar nos primeiros 45 minutos, teve um bom desempenho ofensivo.
O Athletico estava com uma boa saída de bola porém errando muitos passes. A precisão dos passes foi de apenas 66% contra 91% do Flamengo.
Momentos decisivos
Logo aos 10 minutos do segundo tempo, o Flamengo conseguiu empatar com um pênalti batido por Pedro. Em uma dividida de bola, o meio-campista do Athletico, Madson, cometeu falta no também meia Arrascaeta.
Com muitos gritos da torcida pedindo para o técnico Sampaoli colocá-lo em campo, o atacante flamenguista Bruno Henrique, que voltou ao time recentemente após quase um ano fora devido a uma lesão no joelho, entrou no jogo no segundo tempo. O jogador fez uma grande atuação no jogo e marcou o gol que garantiu a virada e vitória para o Flamengo, aos 26 minutos.
O Flamengo conseguiu dominar o jogo ainda mais no segundo tempo. A posse de bola foi de 75%, conseguindo segurar o time adversário atrás. Uma das tentativas mais claras foi a de Bruno Henrique, quando teve outra chance de marcar com um passe de Luís Araújo, em um contra-ataque. Tentou encobrir o goleiro mas, por pouco, a bola saiu.
Novidade no elenco
Luiz Araújo fez seu jogo de estreia para o Flamengo hoje. O atacante atuava no Atlanta United desde 2021. O Flamengo anunciou a contratação de Araújo, no dia 28 de junho e última vez que ele havia jogado no Brasil tinha sido em 2016, quando jogou no Novo Horizontino.
Por Luana Adnet, do Rio de Janeiro (RJ)
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira