Ouça aqui a matéria:
Com o foco na ‘’Democracia, Soberania e União’’, o tradicional Desfile de 7 de Setembro que acontece na Esplanada dos Ministérios todos os anos, está programado para começar às 9h e contará com a presença de 30 mil pessoas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará presente para participar da cerimônia, juntamente com cerca de 200 autoridades e convidados.
Nos últimos dois anos, os desfiles assumiram um caráter que envolve discussões sobre a democracia e a soberania do país.
Registros de manifestações antidemocráticas e polarizações políticas tornaram-se mais evidentes durante as celebrações. Este ano, o governo quer promover um evento que reforce os valores democráticos e afaste os conflitos observados anteriormente.
Organizado pela pela Secretaria de Comunicação Social da presidência da república (Secom), a cerimônia marca o evento histórico em que o país conquistou a Independência, em 1889 e completa 201 anos.
Além das paradas militares, a celebração será feita a partir de quatro eixos temáticos, destacando a ‘’Paz e Soberania’’, ‘’Ciência e tecnologia’’, ‘’Saúde e vacinação’’e ‘’Defesa da Amazônia’’.
Portões abrem às 7h
A Esplanada dos Ministérios já está preparada para receber o público, com palanques, arquibancadas montadas e banners decorativos. Com abertura dos portões às 7h, a programação será mais enxuta em relação aos anos anteriores, e terá cerca de duas horas de duração.
O desfile contará com diversas exibições, desde veículos das Forças Armadas até as famosas apresentações da Esquadrilha da Fumaça, mais de 2 mil militares estarão presentes. No gramado em frente ao Eixo Monumental, foi montado um espaço de exibição aberto ao público com equipamento das Forças Armadas.
Neste ano, a Fanfarra do 1º Regimento da Cavalaria de Guarda, os Dragões da Independência, e o coral dos alunos dos Colégios Militares de Brasília, darão largada ao evento. O general de Divisão Ricardo Piai Carmona, apresentará a tropa ao presidente, solicitando autorização ao início do desfile.
Juntamente a esportistas e alunos dos Colégios Militares de Brasília, o medalhista de ouro do boxe, da Olimpíada de Tóquio-2020, Sargento Herbet Conceição, vai conduzir o fogo simbólico da pátria.
Com objetivo de reforçar a segurança, serão feitas revistas em todos os acessos, de acordo com a Agência Brasil, a Força Nacional atuará em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) para auxiliar na proteção da ordem pública e do patrimônio público e privado, da União e do Distrito Federal.
O acesso a Praça dos Três Poderes de veículos sem credenciamento será restrito a partir do dia 6 de setembro. Será proibida a entrada de armas em geral, artefatos explosivos, dispositivos com laser, sprays e aerossóis, mastros ou objetos de sustentação, garrafas de vidros, latas e substâncias inflamáveis. Pontos de apoio e atendimento médicos serão espalhados pela área do desfile e estarão de prontidão em caso de emergência.
Por Julia Marques
*Com informações da Agência Brasil
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira