Maconha: antropólogo defende regulação

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

O estado de Washington, nos Estados Unidos, legalizou nesta semana a maconha para uso recreativo em cafés. No Brasil, o assunto ainda divide opiniões. O antropólogo, Marcelo Souza, explica que é contra como o estado de liberação que a maconha se encontra, pois, hoje em dia se encontra maconha em qualquer esquina. Marcelo também comenta que para isso dar certo no Brasil, tem de haver uma preparação, para que possam pensar nessa possibilidade.  “A ideia da regulação é tentar controlar isso, tirar a droga da mão do traficante e botar na mão do farmacêutico, pra controlar a dosagem, pra controlar quem tem acesso, hoje qualquer um consegue maconha.”, falou o antropólogo.

 Uma das organizadoras da marcha da maconha, Daniele Bomtempo, diz que o problema é muito maior, que é a proibição da maconha, gerando muito mais danos do que um controle, uma legalização planejada. A organizadora também fala que em outros países que legalizam ou regulamentam, faz o número de usuários cair.

Espanha e Estados Unidos permitem a produção, o cultivo em clubes ou o consumo com restrições de maconha, de acordo com os casos e com a aprovação do projeto no Uruguai, o país sul-americano foi o primeiro no mundo em que o estado controla a venda ao consumidor.

Daniele crê que o país está preparado para dar esse passo. “Acho que se a gente está preparado pra lidar com a tragédia quem vem sido o sistema atual, nós estamos mais que preparados, necessitamos de mudanças nesse modelo proibicionista.”, comentou.

O assunto enfrenta resistências. O pastor e ex-secretário de Santo Antônio do descoberto, Marlon Gustavo, trabalhou com dependentes químicos, e defende que o país não está preparado para administrar a liberação da droga levantando alguns questionamentos. “Por que a gente tem que legalizar a maconha? Por que apenas um produto? Se é pra legalizar a droga, legaliza tudo ou não legaliza. O que diferencia a maconha da cocaína que também é uma planta? O que diferencia a maconha dos outros psicotrópicos, sendo que o resultado é o mesmo? Então eu não tenho um entendimento claro porque a maconha em si?”, disse o pastor.

 Por Victor Fernandes

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress