Tatuagens contam histórias de amor e superação

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

As tatuagens existem desde os tempos das civilizações antigas e foram evoluindo ao longo dos anos. A tatuagem não é apenas um desenho, ela se torna um gesto de superação e algumas são feitas com o objetivo de deixar registrado na pele a memória daqueles que partiram.

A morte de Oliver, companheiro de estimação, foi uma perda devastadora para Elizabeth Sales. Ela escolheu tatuar o rosto do melhor amigo para homenagear e manter viva a memória de seu pet. “Eu fiz a tatuagem para sempre que eu olhar, lembrar dos momentos felizes que ele me proporcionou”, afirma. A companhia e a amizade foram de 10 anos.

Elizabeth tatuou o rosto de Oliver para se lembrar dele sempre. Foto: Arquivo pessoal.

A tatuagem também não foi feita apenas para manter viva a memória do companheiro, é também uma promessa pessoal. Antes de Oliver falecer, Elizabeth fez a si mesma e ao pet uma promessa. “Eu fiz uma promessa para ele, de que nunca mais iria me automutilar, então quando eu fiz a tatuagem, fiz exatamente num lugar que eu possa olhar antes de fazer qualquer besteira”.

A obra de arte com o rosto estampado de Oliver se tornou um lembrete de superação e todas as vezes que olha para ela, Elizabeth relembra os momentos felizes que viveram. “Uma tatuagem é uma marca permanente, então levarei ela para o resto da vida. (…) Escolhi uma foto dele saudável para tatuar, então sempre que olho para ela, ela me remete a época que éramos felizes, brincávamos juntos, passeávamos e isso me traz um sentimento de alívio, pois sei que meu cachorrinho foi feliz”, diz.

Maria Clara, de 19 anos, decidiu eternizar na pele uma foto com o pai. A tatuagem é uma homenagem ao mesmo, que partiu quando ela tinha apenas 7 anos, ela relembra dele com muito carinho. “Ele sempre foi um ótimo pai, apesar que eu tive muito pouco tempo com ele, mas o pouco que vivi foi maravilhoso”, afirma Maria Clara. 

Maria Clara tatuou o pai para homenageá-lo. Foto: arquivo pessoal

A vontade de fazer uma tatuagem sempre existiu, mas foi a saudade que deu um impulso em transformar o sentimento em arte. “Desde pequena tinha a vontade de homenageá-lo de alguma forma. Ou uma assinatura dele, uma foto, ou algo que lembrasse dele”, diz. A tatuagem não é apenas uma arte, ela carrega um significado por trás, além de ser uma forma de cura. “Todos que descobrem o verdadeiro motivo de ter tatuado acham muito bonito (…) Foi e tem sido algo terapêutico”.

A psicóloga Simone Arruda afirma que existem muitas variações que levam as pessoas a fazerem tatuagens e que ela pode desempenhar um papel positivo no bem-estar das pessoas. “Ainda mais quando ela – a tatuagem – representa às vezes um fechamento de ciclo ou início de ciclo. O Marco na vida que seja de uma forma significativa ou um posicionamento, porque tem pessoas que vem com histórico de muita repressão e de muita proibição, aí a tatuagem vem como uma quebra de regras”, afirma Simone.

“Muitas vezes alguns acabam fazendo para a questão da autoestima e empoderamento. Então entra também um pouco da identidade, que essa tatuagem tem a ver com ela. Outros fazem tatuagens para fazer parte de um grupo, para se sentir inserido dentro do grupo e para ser aceito. Tem outros que tem a ver com autoestima, então fazem isso para de repente sentir mais forte”,diz Simone.

O fechamento de ciclo é um exemplo do que aconteceu com Leonardo Gomes, de 23 anos. Ele compartilhou a sua batalha contra o Linfoma de Hodgkin. Ele descobriu que estava com câncer em setembro de 2021 e seu tratamento havia chegado ao fim em março de 2022. A tatuagem representa a data da sua última sessão de quimioterapia. “O período do câncer e da quimioterapia foram muito difíceis para mim, então eu queria fazer algo que me lembrasse de que eu passei por isso, e que eu sobrevivi”, afirma.

A tatuagem representa a data do último dia de quimioterapia de Leonardo. Foto: arquivo pessoal.

A simplicidade da tatuagem traz um significado mais profundo. “Minha tatuagem é muito simples, mas ela traz esse significado muito grande para mim. É “apenas” uma data, mas que representa os quase oito meses de tratamento”, diz Leonardo. O sentimento de força continua sempre ao olhar a tatuagem. “Eu tenho a tatuagem há alguns meses já, mas sempre que eu olho para ela, eu lembrei de tudo o que passou e me dá forças para seguir. É um sentimento muito massa de vitória mesmo”.

Leonardo afirma que a tatuagem mudou a perspectiva dele sobre a vida. “Influenciaram um pouco no modo como eu me cuido e como eu vejo os momentos que eu tenho com as pessoas que eu amo, porque eu poderia não ter tido mais esses momentos, mesmo meu câncer sendo um dos com a maior taxa de cura”, diz.

E além disso, essa marca para ele vai continuar sendo uma forma de lembrar a sua força. “Ela com certeza continuará sendo um lembrete! Para sempre eu vou ser alguém que sobreviveu a um câncer, por mais que ele tivesse uma alta chance de cura. E mesmo que eu volte a ter, vai ser um lembrete de que eu já consegui superar uma vez e que eu consigo de novo”, diz Leonardo. 

Simone também possui tatuagens com significados. No total são 7, mas todas com um significado por trás. A tatuagem das 3 borboletas representa o processo de transformação. “É justamente o processo que eu vivi e acaba vivenciando até hoje eu vejo que a gente se transforma o tempo todo então mostra muito sobre o meu processo de desenvolvimento, é algo que eu faço até hoje”, diz.

O símbolo da borboleta está presente até nas redes sociais. “Quando eu vou mandar mensagem para minha lista de transmissão – no Whatsapp –  sempre tem meu nome e a borboleta do lado, porque ela representa a transformação é algo bastante significativo para mim e tem a ver também com o que eu ajudo os meus clientes no processo terapêutico deles”, afirma Simone.

Ela compartilha a experiência que teve com uma paciente e com a tatuagem de borboletas. A paciente estava em busca de fazer terapia e viu a foto de Simone e a escolheu como terapeuta por conta da tatuagem de borboletas. “Ela olhou assim e falou: essa é uma mulher livre e ela vai poder me ensinar como ser livre”. Ela falou isso nas primeiras sessões. Então as tatuagens, elas comunicam algo sobre nós”.

As borboletas representam transformação. Foto: arquivo pessoal

Simone afirma que as tatuagens no início podem ter o seu significado, mas ao longo do tempo podem “ser esquecidas”, mas que ao serem perguntadas as pessoas se lembram do seu significado e o que elas representam. “O que eu vejo é que no começo sempre quando você vai fazer a tatuagem, ele tem um significado naquele momento, mas depois com o passar do tempo ele começa a fazer parte da nossa vida”.

Por Giulia Meireles

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Fotos: Divulgação

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress