Na noite deste sábado (2), o São José venceu o Cerrado por 78 a 74, no Ginásio da ASCEB, em Brasília. Com trocas de liderança a cada quarto que passava, a equipe paulista liderou por último e saiu com a vitória. Ainda que em um jogo mais coletivo do que individual, o camisa 15 dos visitantes, Renato Carbonari, fechou com 19 pontos e 7 rebotes e foi o destaque do confronto.
Confira a análise do jogo na visão do cestinha do jogo:
Com o resultado o São José chegou a sua sétima vitória em dez partidas e foi para a quinta colocação. Já o Cerrado foi para o 16 lugar com três vitórias e oito derrotas.

Correria em quadra
Rápido, físico e intenso são algumas palavras que podem descrever como foi o primeiro quarto entre Cerrado e São José. Inicialmente as duas equipes vieram com propostas semelhantes para a partida, jogo coletivo e muita intensidade na defesa. Devido a esses fatores, o jogo teve um ritmo mais acelerado que fazia com que as vezes até a vista se perdesse.
O que chamou a atenção nos primeiros dez minutos de jogo foi a disputa, foram oito trocas de liderança entre as equipes mesmo com um placar baixo. 14 a 12, foi assim que terminou o primeiro quarto, um número baixo devido ao aproveitamento abaixo de 35% de ambos os times, mas que ainda assim foi bom de assistir.
Equipes cansam e São José cresce
O segundo quarto manteve a mesma proposta do primeiro mas não o mesmo ritmo, pelo menos não o tempo todo. Inicialmente as equipes com defesas fechadas e ataques coletivos e com mesmo problema de aproveitamento de antes. Mas o tempo passava e os times se cansaram. Com o cansaço a equipe do São José se manteve mais organizada e cresceu na partida.
Nos três primeiros minutos de jogo o Cerrado manteve a liderança conquistada no primeiro quarto mas a perdeu quando o relógio marcava 6:22 para o final e não voltou a conquistar. Ainda que atrás no placar, o time do DF e mesmo em seu pior momento quando começava a perder o adversário de vista, os donos da casa conseguiram voltar a pontuar e deixaram o jogo aberto.
Segundo quarto : Cerrado 28 x 31 São José
Mais espaços e mais pontos
No terceiro quarto o jogo mudou, as defesas diminuíram a intensidade e os espaços começaram a aparecer. Os quartos que antes não passavam de 19 pontos por nenhuma das equipes, foi ultrapassada pelos dois e terminou com parciais de 28 a 23 para o Cerrado, mas não foi fácil para nenhum dos lados.
O São José iniciou melhor e ficou ao todo ficou quase oito dos dez minutos do quarto a frente do placar. Mas o Cerrado não estava morto e conseguiu virar a partida virar o jogo com 1:14 restantes no relógio. Ainda que com mais duas trocas de liderança nesse minuto final, a equipe do DF saiu com a vantagem para a etapa final.
Terceiro quarto: Cerrado 56 x 52 São José
Cerrado larga na frente mas perde o jogo
No início do último período, o Cerrado teve o seu melhor momento no jogo e parecia que era questão de tempo até confirmar a vitória. Mas o São José, voltou a se recuperar aos poucos e a preocupação mudou de lado. Faltando 1:40, a equipe visitante virou o jogo e não perdeu mais.
Confira os motivos da derrota na visão do técnico do Cerrado Régis Marelli:

O destaque individual desse jogo tão coletivo ficou com o camisa 15 do São José, Renato, que terminou a partida com 19 pontos e 7 rebotes e explicou o que motivou a sua boa partida contra o Cerrado.
“Acho que o grupo, vem fazendo as melhores escolhas, achando as melhores vantagens e eu estou sendo feliz de estar conseguindo fazer as cestas.”
Final de jogo: Cerrado 74 x 78 São José
Próximos jogos
Agora o Cerrado viaja para enfrentar o Minas na quarta-feira , dia seis de dezembro, na Arena UniBH. Já o São José continua no DF para enfrentar o Brasília na próxima segunda (4), na Arena BRB Nilson Nelson.
Por Marcello Hendriks