Wish: O Poder dos Desejos é a mais nova animação da Disney produzida pelo estúdio que realizou Frozen e Moana para comemorar os 100 anos de existência do Walt Disney Studio. O filme chega aos cinemas brasileiros no dia 4 de janeiro.

O filme retrata a história de Asha, uma jovem de 17 anos que mora no reino mágico de Rosas, governado pelo Rei Magnífico onde os desejos da população são realizados através de seus poderes mágicos.
Segredos guardados
Asha descobre que o Rei realiza apenas uma parcela dos desejos e que mantém os demais guardados, segurando e tirando a esperança das pessoas criando uma ilusão de heroísmo.
Dessa forma, ela faz um pedido às estrelas e recebe ajuda de uma força cósmica chamada Star para combater o Rei Magnífico em busca de devolver os desejos e a esperança às pessoas.
Desenvolvimento
A narrativa de Wish foca na jornada de suas protagonistas, desenvolvendo a relação entre amigos e familiares ao longo da trama.
Contudo, o roteiro deixa a desejar em sua estrutura, pois apresenta um ritmo acelerado à história comprometendo o aprofundamento dos personagens e suas relações.
Da mesma forma, a figura do Rei Magnífico, vilão da história, sofre de um desenvolvimento raso com motivações simplificadas e que não contribuem da forma como poderiam para o enriquecimento da narrativa.
Referências
Além disso, o filme faz diversas referências a obras clássicas da Disney, como Peter Pan e Pinóquio, com o intuito de conectar a personagem Star à magia desses universos.
Embora essas referências criem uma conexão interessante e nostálgica com o legado da marca, elas não são suficientes para compensar os espaços vazios deixados pelo roteiro e a falta de profundidade no desenvolvimento dos personagens e suas interações.
Estilo novo
O estúdio apostou em um estilo de animação diferente para esse filme, uma mistura do estilo convencional da Disney voltado para o fotorrealismo e do estilo de cartoon que se popularizou nos últimos anos através de filmes como Homem Aranha: No Aranhaverso e Gato de Botas 2: O Último Pedido.
A obra tem um visual único e bem interessante, graças à mistura de estilos e a equipe de artistas do estúdio, porém, essa técnica ainda parece estar em processo de desenvolvimento, assim como foi para o estilo fotorrealista, precisará de alguns anos para ser aperfeiçoada.
Outro aspecto altamente relevante nas animações da Disney é a composição musical, as músicas da obra são cativantes e acompanham as cenas de acordo com a narrativa sem fugir do padrão que é utilizado a anos nos filmes da empresa.
Wish: O Poder dos Desejos é um filme com aspectos únicos que busca comemorar os 100 anos da Disney apresentando uma história que acaba deixando a desejar tanto no impacto emocional quanto no desenvolvimento narrativo.
O estilo de animação e as composições musicais contribuem para uma experiência divertida que provavelmente agradará os fãs, mas que dificilmente entrará para a lista dos clássicos da companhia.
Ficha técnica:
Direção: Chris Buck e Fawn Veerasunthorn
Roteiro: Jennifer Lee e Allison Moore
Produção: Peter Del Vecho e Juan Pablo Reyes
Elenco: Ariana DeBose, Chris Pine e Alan Tudyk
Duração: 1h e 35 min
Gênero: Animação, aventura e comédia
Data de lançamento: 4 de janeiro de 2024
Por André Loureiro
O repórter assistiu ao filme a convite da Espaço/Z
Fotos e trailer: Divulgação
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira