Real Brasília sofre virada e é eliminado da Copa do Brasil para o Atlético-GO

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Apesar de sair na frente no Estádio do Bezerrão, o Real Brasília sofreu a virada e foi derrotado pelo Atlético Goianiense nesta quarta-feira (6) em jogo único pela 2ª fase da Copa do Brasil e foi eliminado da competição nacional. O público foi de apenas 1.283 pessoas.

Os brasilienses chegaram a sair na frente com Guilherme. Mesmo após o gol de empate do uruguaio Emiliano Rodríguez, os Leões chegaram a segurar um empate até os 30 minutos do segundo tempo, mas Alix e Shaylon fecharam a conta para os goianienses.


Para dar esperança

Às vésperas de disputar a Série D do Brasileião, o Real sabia que o duelo contra uma equipe de Série A, como o Atlético (GO), não seria simples.

Os comandados de Dedé Ramos não iriam cair sem lutar e surpreenderam ao abrir o placar com apenas 1 minuto de jogo, graças a uma jogada individual do lateral Gabriel Lima, que passou com tranquilidade por toda a defesa goiana e rolou para Guilherme, sozinho dentro da área, fuzilar Ronaldo e abrir o placar.

Em jogo contra uma equipe que se encontra 3 divisões abaixo da elite do Brasileirão, o Atlético sabia que a obrigação do resultado era sua.

O Real desceu suas linhas buscando segurar um resultado e o Dragão respondeu com uma chuva de oportunidades. Os goianos acertaram a trave duas vezes, primeiro em desvio de Obina contra o próprio gol e depois em chute de Luiz Fernando, e mostraram que o Real não teria tranquilidade alguma para manter a vantagem.

Mas, o empate…

O gol de empate viria logo depois, aos 18, para escancarar o grande pecado brasiliense na noite: a bola parada. O uruguaio Alejo Cruz teve falta para cobrar pela meia esquerda e levantou a bola na cabeça de seu compatriota, Emiliano Rodríguez, que deslocou Pereira e empatou o jogo no Bezerrão.


Camisa 10 decide

O Dragão seguiu insistindo esporadicamente, mas caiu de produção com a volta do intervalo.

Com o perigo das cobranças de pênaltis se mostrando cada vez mais real, coube ao camisa 10 Shaylon, grande destaque da equipe em 2024, botar a bola debaixo e decidir o jogo com participações diretas nos gols da vitória.

O primeiro deles veio aos 30 minutos em repetição da jogada do primeiro gol, mas com personagens diferentes. Dessa vez, foi Shaylon quem cruzou na área e viu o zagueiro Alix Vinicius desviar para o fundo das redes da equipe mandante, virando o placar da partida no DF e deixando os rubro-negros mais perto da vaga.

O último gol da noite veio pouco depois, aos 42, em jogada construída pelos suplentes que haviam entrado há pouco na equipe de Jair Ventura. Rhaldney conduziu a bola pelo meio e tabelou com Daniel, mas na hora de receber a devolução foi derrubado dentro da área pelo zagueiro Garcia. Shaylon chamou a responsabilidade e guardou o terceiro da equipe, fechando uma grande virada fora de casa.

Atlético-GO virou com dois gols no segundo tempo; Foto: Pedro José Santana

Mudança de foco

Eliminado da copa nacional e já sem chances de classificação às semis do Candangão, que deixa os Leões sem chances de classificar para torneios nacionais em 2025 por meio do estadual, o Real só tem mais um compromisso no mês e depois se prepara para a disputa da Série D.

Apesar da situação relativamente tranquila, a chance de rebaixamento no Campeonato Brasiliense ainda existe. Um simples empate é o suficiente para garantir a sobrevivência, mas a equipe da Vila Planalto ainda pode voltar à segunda divisão caso perca para o Gama e o Ceilandense e o Planaltina vençam seus jogos, além de tirarem diferença de 3 e 6 gols de saldo, respectivamente.

Independente do que aconteça no final de semana, o Real terá mais de um mês sem jogos até o começo da quarta divisão do Campeonato Brasileiro, programada para o dia 21 de abril. Para garantir um calendário nacional para 2025, podendo disputar mais um Brasileirão, o Real agora precisa chegar ao menos até as semis da competição, que o promoveria para a Série C.


Ficha Técnica:

Copa do Brasil – 2ª Fase
06/03/2024 – Bezerrão, Gama- DF


Real Brasília: Pereira; André, Felipe Mendes, Garcia e Gabriel Lima; Obina, Lucas (Uederson) e Caio Mendes (Thalles); Arthur (Juan), Guilherme (Pedrinho) e Michel Douglas (Tássio)
Técnico: Dedê Ramos

Atlético Goianiense: Ronaldo; Bruno Tubarão (Maguinho), Adriano Martins, Alix e Guilherme Romão; Roni (Rhaldney), Gabriel Baralhas e Shaylon; Alejo Cruz (Danielzinho), Luiz Fernando (Mateo Zuleta) e Emiliano Rodríguez (Daniel)
Técnico: Jair Ventura

Gols:
Guilherme – Real Brasília 1’ 1°T
Emiliano Rodríguez – Atlético Goianiense 18’ 1°T
Alix – Atlético Goianiense 30’ 2°T
Shaylon – Atlético Goianiense 42’ 2°T

Cartões:
Felipe Mendes (A) Caio Mendes (A) Obina (A) – Real Brasília
Luiz Felipe (A) Luiz Fernando (A) Daniel (A) – Atlético Goianiense

Público: 1283 pessoas

Por Henrique Sucena
Foto: Pedro Santana

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress