NBB: Vasco vence Brasília em noite de Marquinhos, em quadra, e festa na arquibancada

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Na noite desta sexta-feira (8), o Vasco da Gama venceu o Brasília por 89 a 84, na Arena BRB Nilson Nelson.

Com a torcida cruzmaltina em peso, a equipe carioca saiu vencedora do confronto que não acontecia desde 2018 na capital. O destaque individual da partida foi o ala Marquinhos, que terminou a partida com 26 pontos e 6 rebotes.

“Foi um jogo legal, individual, mas acho que coletivamente a gente pode mais do que isso, acho que a gente foi muito desatento em boa parte do jogo, isso custou pra gente um jogo mais complicado, com a chance até de perder”, disse o cestinha do jogo Marquinhos.

Já pelo lado do Brasília, o técnico Dedé Barbosa disse que os detalhes fizeram a diferença do placar. Ouça abaixo a entrevista

Foto por: Matheus Maranhão/Brasília Basquete

O reencontro da torcida

Após quase seis anos, o Vasco da Gama voltou a Brasília para disputar uma partida de NBB. Na última vez, no dia 13 de outubro de 2018, a realidade era diferente da atual.

A equipe do DF naquela temporada classificou para os playoffs em décimo lugar. Já o time carioca ficou em penúltimo. Nos dias atuais, a equipe do Rio de Janeiro está em quarto, enquanto o time do DF está na última colocação.

Com a saudade de quase seis anos, a torcida do Vasco foi ao Nilson Nelson e comemorou a vitória da equipe em solo candango.

“Eu acho que é cativante isso porque o time de basquete do Vasco ganhou um respeito muito grande dentro da instituição. Vem fazendo um campeonato muito bom. Acho que está acima das expectativas e a torcida se sente representada”, disse o cestinha do jogo Marquinhos.

Vantagem vascaína

No primeiro quarto , a equipe do Vasco saiu na frente e, com pouco mais de cinco minutos de jogo, abriu uma vantagem de 11 pontos para o Brasília. À primeira vista, uma partida que desse ponto em diante só aumentaria a diferença. Mas o time do DF reagiu e chegou a diminuir a distância para dois. Já no minuto final, a equipe carioca voltou ao comando e terminou com seis à frente.

O fato de sair derrotado no primeiro quarto foi um motivo de preocupação para o time do DF. Nessa edição do NBB, todas as suas vitórias aconteceram depois de sair vencendo ou empatando os primeiros dez minutos de jogo.

Primeiro quarto: Brasília 19 x 26 Vasco da Gama

Brasília reage

Mesmo com esse dado contra, o Brasília não se deu por derrotado.

No início do segundo quarto, o Vasco começou melhor e com menos de dois minutos colocou 10 de vantagem, mas dessa vez a equipe do DF reagiu cedo e não deixava a diferença maior do que duas posses. Com o jogo coletivo mais organizado e ações individuais efetivas os donos da casa cresciam na partida.

E assim o time cresceu, com oito pontos de Paulo Lourenço e 12 de Alaekwe no quarto. Os donos da casa fizeram o mando valer e faltando 2:51 para o final da segunda etapa, o Brasília virou a partida e chegou a liderança pela primeira vez no jogo.

Mas o Vasco não se distanciou e dois minutos depois reassumiu a ponta e com ela ficou até o tempo acabar.

Segundo quarto: Brasília 46 x 48 Vasco da Gama

Foto por: Matheus Maranhão/Brasília Basquete

Dia Internacional das Mulheres

O Dia Internacional das Mulheres estava representado no Ginásio Nilson Nelson e a rivalidade também. Pelo lado do Brasília, o apoio era da enfermeira militar Edneia, de 39 anos.

” O jogo tá bom, tá bem disputado, os dois lados estão jogando bem, espero que o resultado seja para o Brasília, claro.”

Já pelo lado vascaíno a contadora Fernanda, de 23 anos, tinha esperanças na vitória do Vasco

” Eu acho que para o segundo tempo o Vasco vai voltar mais forte, a gente vai vencer esse jogo e vai dar Vascão.”

Vasco melhora e Brasília piora

Na volta do intervalo, o jogo foi diferente do que se esperava. Baseado no que foi visto nos outros dois quartos, o terceiro foi um ponto fora da curva. Enquanto o Vasco teve o seu melhor aproveitamento durante a partida (74.2), já o Brasília, o pior, foram 27.1%, a segunda mais baixa antes dessa foi de 50%, ou seja, uma queda de 32.9% na relação entre arremessos acertados e tentados.

Dados que condizem com o jogo, se antes a maior diferença ao final dos quartos foi de sete, neste terminou com uma vantagem de 12 para o Vasco. A equipe carioca fez 23 pontos enquanto o Brasília fez apenas 13 durante , a pior marca na partida.

Terceira quarto: Brasília 59 x 71 Vasco da Gama

Até o minuto final

Antes do início da última etapa a sensação era de que a partida já tinha acabado e os minutos que restavam seria apenas por protocolo, mas o que esse jogo mostrou é que não daria para prever o que iria acontecer.

Se antes o Brasília tinha feito a pior pontuação em um quarto, o Vasco agora fez a sua marca menor. Foram apenas 18 pontos e aquele conforto estabelecido tinha ido embora.

Aos poucos, aqueles 12 pontos de vantagem para o Vasco ao término do terceiro quarto foram embora e, cada vez mais, o Brasília se aproximava.

Com 50 segundos restantes no relógio, o cenário da Arena BRB Nilson Nelson era de todos em pé e o placar de 85 a 83 para os cariocas, uma disputa que a dez minutos atrás parecia improvável.

As posses de bola aconteciam e as equipes trocavam faltas e lances livres certos, o placar aproximava mas o resultado não mudou.

Final de jogo: Brasília 84 x 89 Vasco da Gama

Próximos jogos

O Vasco continua no DF para enfrentar, no próximo domingo (10), a equipe do Cerrado, no Ginásio da ASCEB. Já o Brasília tem confronto direito no mesmo dia contra o Botafogo, no Nilson Nelson.

Por Paulo Renato, Diller Abreu e Marcello Hendriks

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress