
“Lo Capitano” (“Eu, Capitão”) está entre os cinco finalistas do Oscar de melhor filme internacional em 2024, o filme acompanha a história da vasta jornada de um adolescente senegalês, de Dakar a Trípoli, até o sobrecarregado barco de imigrantes com ricos detalhes e até mesmo, agonizantes.
Do diretor italiano Matteo Garrone, o filme conta com o ator estreante Seydou Sarr e já é ganhador de outras premiações. Com Leão de Prata no Festival de Veneza como Melhor Realização e o Prémio Marcello Mastroianni para Melhor Jovem Ator pelo protagonista.
Confira o trailer abaixo.
Leia mais sobre este filme
Trailer
Em detalhes
O filme ganha ainda mais destaque ao serem vistos os índices de aprovação do público e sua receptividade. No índice do Rotten Tomatoes, site com as principais críticas de filmes e séries de TV, famoso na internet pelo seu modelo de classificação, houve uma aceitação de 96% e com isso ganhando o selo de ‘tomate fresco’.
Selo este o maior da categoria, destinado apenas aos filmes que receberam notas superiores a 60%. Ao contrário do selo de ‘tomate podre’ destinado aos filmes com notas inferiores a 60%, com iconografia de mancha verde.
Já quanto a receptividade do público recebeu 89% de aprovação, conquistando assim o balde de pipoca cheio. Se pelo ao menos 60% dos usuários avaliaren o filme ou série com 3,5 estrelas ou mais, o balde de pipoca será vermelho e estará cheio. De outro modo, quando menos de 60% dos usuários avaliarem a obra com 3,5 estrelas ou mais, o balde será verde, porém, praticamente vazio.
Leia texto sobre o filme antes da estreia

Por Ana Beatriz Cabral Cavalcante
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira