“Anatomia de Uma Queda” explora drama familiar em meio a julgamento

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Anatomia de uma Queda conta a história de um homem, Samuel Theis, que é encontrado morto perto do chalé onde morava com sua esposa Sandra (Sandra Hüller) e seu filho de 11 anos Daniel (Milo Machado-Graner), que possui deficiência visual. Sua morte é considerada “suspeita”, fazendo com que sua esposa se torne a principal suspeita do crime.

Assista ao trailer:

ANATOMIA DE UMA QUEDA | Trailer Oficial

Desenvolvimento

A direção de Justine Triet traz diversos elementos de filmes clássicos de suspense policial dos anos 60, contudo ele foge do padrão de reviravoltas. Triet não se prende a estrutura de fazer novas revelações a cada instante, mas faz isso nos momentos certos, o que acaba prendendo a atenção do espectador.

A misteriosa morte é a trama central do longa, que mesmo se passando inteiramente em decorrência do caso, foca  em mostrar as consequências que isso traz na vida de uma mãe e seu filho. Sandra, uma mulher complexa e escritora alemã que vive na França sem saber nada da língua e Daniel, uma criança  que precisa lidar com o falecimento de seu pai e a pressão de ser interrogada.

O trabalho para a criação de uma atmosfera de impacto e dúvidas é muito valorizado no filme para fazer quem está assistindo a querer saber o desfecho da história. Neste quesito, o cenário de investigação inicial atua à medida que provas e simbologias importantes vão sendo colocadas ao longo do desenvolvimento da obra.

Destaques

O principal destaque é Sandra Hüller, potencializada pela direção que utiliza do primeiro plano para explorar uma mulher que mesmo com suas dúvidas, permanece indecifrável. Durante o longa, podemos ver pedaços de sua personalidade, mas essa é uma personagem que nunca conhecemos por inteiro.

Anatomia de Uma Queda apresenta destaque técnico surpreendente, o som se torna peça fundamental da narrativa à medida que cria vida remetendo memórias sonoras no decorrer da trama.

Indicações  do Oscar

O longa foi indicado a cinco categorias no Oscar, sendo  elas: Melhor montagem, melhor roteiro original, melhor direção, melhor atriz (Sandra Hüller) e melhor filme. 

Anatomia de Uma Queda não foi selecionada pelo órgão francês que monta o processo de seleção para a categoria de melhor filme internacional, o que desagradou os espectadores.. Após o filme selecionado não ser indicado, o órgão se pronunciou afirmando que irá mudar a metodologia de escolha para as próximas edições.

Ficha técnica 

Título Original: Anatomie d’une chute

Direção: Justine Triet

Roteiro: Justine Triet e Arthur Harari

Elenco: Sandra Hüller, Swann Arlaud, Milo Machado-Graner

Gênero: Policial / Drama / Suspense

Duração: 2h31

Classificação Indicativa: 14 anos

Por Diller Abreu
Colaborou: Maria Paula Meira

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress