Vidas Passadas: filme coreano traz história sensível sobre despedida e reencontro

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Dirigido por Céline Song (A roda do tempo, 2021), “Vidas Passadas” retrata despedidas e reencontros entre duas pessoas, indo além do  romance ao explicitar a complexidade das relações humanas enquanto constrói uma narrativa com a cultura coreana muito presente

Assista ao trailer:

Vidas Passadas | Trailer Legendado

A história gira em torno dos protagonistas Nora (Greta Lee) e Hae Sung (Teo Yoo), dois amigos de infância que acabam se separando quando a família de Nora se muda da Coreia do Sul para o Canadá. Vinte anos depois eles se reencontram em Nova York, Nora está casada com um americano, Arthur (John Magaro) e a trama passa a tratar da nostalgia e das reflexões sobre o passado.

Representatividade

Celine traz para a obra, além dos cenários e elenco, diversos elementos da cultura coreana. Um exemplo é o termo “In-Yun”, que em tradução literal significa destino, porém tem a ver com pessoas destinadas a se cruzarem. Essa é uma palavra que direciona tanto as ações quanto os diálogos da trama.

Relacionamentos e sentimentos complexos

O foco principal do longa é fazer o público refletir acerca das decisões da vida, através dos pensamentos e sentimentos dos personagens, Nora, Hae e Arthur demonstram emoções reais e complexas como ciúmes, tristeza e alegria.

A frase de Mário Quintana “O passado não reconhece o seu lugar: está sempre presente” é algo que define bem a obra, questionamentos sobre destino, ligações espirituais de outras vidas e o velho questionamento de “se algo fosse diferente, será que tudo mudaria?”.

Imigração 

Celine, se mudou da Coreia para o Canadá com 12 anos de idade, a diretora espelhou sua experiência com a protagonista, que se “americaniza”, afinal “uma coreana não ganha Nobel de literatura”. Nora muda seu nome, sua língua, seus costumes e se casa com um nativo do país da sua nova vida, tudo isso para se adaptar aos padrões ocidentais. 

Na sua fase adulta, ela não se considera muito coreana, ao mesmo tempo, que seu marido sente dificuldades em saber que existe uma versão dela, antes da imigração, que ele nunca conheceu. 

“Vidas passadas” ou “Past Lives” está concorrendo a duas categorias no Oscar, Melhor Filme e Melhor Roteiro Original. 

Ficha técnica

Elenco: Greta Lee, Teo Yoo e John Magaro 

Diretora: Celine Song 

Duração: 1 hora e 46 minutos 

Classificação Indicativa: 12 anos 

Onde assistir: Nos Cinemas 

Leia mais sobre o Oscar

Por Letícia Corrêa 

Colaborou: Maria Paula Meira
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress