64 Anos de Renato Russo: diretor René Sampaio explica como músico inspirou suas obras

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Diretor de filmes como Faroeste Caboclo (2013) e Eduardo e Mônica (2020), o cineasta René Sampaio aponta que a obra de Renato Russo é fundamental para a criação dele.

 Sampaio também disse que as músicas de Renato e Legião Urbana continuam a desempenhar um papel relevante na sociedade atual, principalmente para os jovens, e devem ser refletidas pelos mesmos.

“Elas inspiram ações sociais e promovem a conscientização sobre questões importantes”. Além disso, o diretor pontuou que o legado das canções perduram como uma fonte de inspiração e reflexão para as gerações atuais e futuras.

 Ricardo Junqueira/Direitos reservados/Agência Brasil

 René afirma que durante a sua adolescência cresceu ouvindo Legião Urbana,e falou da importância das músicas da banda para o Brasil, mas em especial para brasilienses,que na letra de suas músicas usavam de referências e localidades de como diz René: “ao lado da minha casa”, trazendo um sentimento de individualidade e integração para aqueles que eram de Brasília.

Em sua primeira obra adaptada, Faroeste Caboclo, o cineasta relata que desde que ouviu a música a primeira vez no rádio já imaginava a história como um filme,e sempre quis adaptar a produção para o audiovisual fazendo dela uma obra de valor emocional para o diretor de cinema.

René Sampaio, de 50 anos, cresceu com o sonho de trabalhar com cinema, tendo estudado jornalismo na juventude resolveu seguir o seu sonho e se tornar um cineasta. Aderindo ao nome artístico René Sampaio, trabalhou em diversos projetos mas em especial sendo seus dois filmes baseados na obra de Renato Russo.

Créditos-Rachel Tanugi/Agência Ceub

Renato Russo

Renato Russo é reconhecido por sua habilidade em abordar questões sociais e políticas, especialmente aquelas relacionadas a Brasília. Em suas letras, ele explorava uma gama diversificada de temas, incluindo amor, solidão, desigualdade, desespero e esperança, refletindo os sentimentos compartilhados por muitos brasileiros. Esses elementos formam a essência de suas músicas, que transcendem gerações e continuam a ressoar na cultura brasileira.

 Ao adaptar as obras de Renato para o cinema, o cineasta buscou preservar a autenticidade e a verdade dos temas abordados, sem perder a magia e a essência das canções originais. Ele procurou transmitir esses sentimentos de forma genuína, capturando a essência e o poder das composições de enquanto traduz as histórias para o cinema. 

Por Carolina Chendes e Pedro Vianna

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress