Depois do Brasília dar adeus a qualquer possibilidade de ficar entre os 16 primeiros do NBB, agora foi a vez do Cerrado sacramentar a desclassificação do torneio.

Na noite desta quarta-feira (10), o Cerrado perdeu, no ginásio da ASCEB, o Unifacisa, em jogo válido pela classificação do time brasiliense para o mata-mata da NBB.
Apenas para cumprir tabela, o time paraibano já estava classificado para as fases de mata-mata, enquanto o alviverde dependia da vitória para continuar vivo na briga pela classificação.
Início disputado
O jogo iniciou de forma disputada, com quatro faltas nos primeiros dois minutos de partida.
Com defesas organizadas, os primeiros 5 minutos de quarto foram marcados pelos lances livres.
Dos 21 pontos na primeira metade, 9 deles foram marcados após as faltas. Até então, o time da casa estava na frente no placar, 3 pontos na frente.
Apesar do time alviverde sair na frente, o Unifacisa reagiu e conseguiu a virada antes da finalização do quarto.
Até o primeiro estouro do relógio, as jogadas coletivas foram predominantes, já que as pontuações foram bem divididas entre os atletas de ambas as equipes.
Primeiro quarto: Cerrado 19 X 23 Unifacisa
Confira como foi a última partida
Cerrado reage
O segundo quarto iniciou com uma reação esplêndida do time da casa, em ambos quesitos defensivo e ofensivo, permitindo seu adversário pontuar em apenas uma posse dentro dos seis primeiros minutos.
Diferentemente da primeira etapa…
As individualidades prevaleceram no segundo quarto, principalmente pelo lado do time da casa, com o ala norte-americano Dreper anotando 10 pontos, com 67% de aproveitamento.
O time da casa conseguiu controlar o placar até o final do primeiro tempo, com 10 pontos de vantagem na maior parte do período, pontuando, nessa etapa, o dobro em relação a seu adversário (Cerrado 24 X 12 Unifacisa – pontuação do quarto).
Segundo quarto: Cerrado 43 X 35 Unifacisa
O equilíbrio permanece
No terço final do jogo, a equipe paraibana compensou a diferença de pontos do primeiro tempo com o ala André Góes, que foi o cestinha da equipe com 8 pontos marcados e 72% de aproveitamento em seus arremessos.
Já na equipe brasiliense, o maior pontuador foi o pivô Maicon, com 4 pontos feitos e 66% de aproveitamento.
Com um ataque organizado e se aproveitando de falhas defensivas do time da casa, o Unifacisa conseguiu controlar o terceiro quarto, empatando o jogo e deixando tudo em aberto para o último período.
Terceiro quarto: Cerrado 57 X 57 Unifacisa
Emoção até o fim
A etapa decisiva do jogo começou com ações individuais vindas de ambos os lados, com diversas tentativas de arremessos fora do garrafão.
Apesar das posses divididas entre os times durante a maioria do período…
No final do jogo, após diversas tentativas frustradas de arremessos de longo alcance, o time da casa se deixou abalar emocionalmente e perdeu o controle da partida, fator decisivo para o triunfo da equipe visitante.
Destaque da partida, o camisa 25 do Unifacisa, Nesbitt, foi responsável por marcar 12 pontos no último quarto, selando a vitória com uma cesta de 3 pontos no último minuto da partida.

Final de jogo: Cerrado 84 X 90 Unifacisa
Próximos confrontos
O time da capital, já sem chances de classificação, entrará em campo no sábado (13), em casa contra o Fortaleza, enquanto o Unifacisa, já com seus jogos concluídos, esperará o término dos jogos da fase regular.
Por Mateus Péres e Leonardo Rodrigues
Leia mais sobre o Cerrado no NBB
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira