“Tartarugas Até Lá Embaixo” conta a história de Aza Holmes (Isabela Merced), uma menina de 16 anos que sofre de TOC (transtorno obsessivo compulsivo). O filme está disponível na plataforma HBO Max.
Quando um bilionário da cidade foragido da polícia desaparece misteriosamente, uma grande recompensa em dinheiro é oferecida para quem o encontrar.
Com a ajuda de sua melhor amiga, Daisy (Cree Cicchino), Aza decide embarcar na missão de descobrir o que aconteceu com ele.
Adaptação
O elenco também conta com Felix Mallard, como Davis, o filho do bilionário desaparecido, Judy Reyes como mãe de Aza e Poorna Jagannathan, como Dra. Singh, a médica de Aza.
O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome, escrito por John Green, que o mesmo já falou várias vezes que possui TOC e escreveu o livro com a percepção dele, as “espirais de pensamento” é um termo que ele usa para descrever o que se passa na cabeça dele.
Ele também disse que, quando escreveu o livro, quis mostrar a versão não romantizada do TOC, uma versão onde a doença não fosse um sinônimo de superpoderes porque o TOC nunca o deu superpoderes.
TOC
Transtorno Obsessivo Compulsivo, popularmente conhecido como TOC, é, segundo a Associação Médica Brasileira e a Agência Nacional de Saúde complementar, caracterizado pela presença de obsessões e/ou compulsões, graves o suficiente a ponto de consumirem tempo (mais do que uma hora por dia), ou causarem acentuado sofrimento ou prejuízo significativo na rotina normal do indivíduo, em seus relacionamentos ou em suas atividades acadêmicas, profissionais ou sociais.
O nome do filme vem de uma história que circula na comunidade cientifica, onde um renomado cientista estava dando uma palestra sobre astronomia e a galáxia que estamos.
Quando a palestra termina, uma idosa se levantou e falou que o que ele tinha falado era bobagem e que, na verdade, estaríamos apoiados em um dorso de uma tartaruga. Essa tartaruga estaria apoiada em outra, que estaria apoiada em outra…
Teriam tartarugas até lá embaixo. Em um momento muito importante do filme, isso é falado para Aza, que consegue ver uma esperança a partir dessas palavras.
Pensamentos
Uma das histórias mais importantes do livro é que ele se passa dentro da cabeça da personagem. O público entende o que ela está pensando e como isso afeta ela e na adaptação eles conseguem passar isso de forma que você entenda o que acontece na cabeça dela.
O filme é fiel ao livro e mudam pequenas coisas que acabam fazendo sentido para o desenrolar da história, com John Green participando ativamente da produção do filme, dificilmente não seria fiel ao livro. Ele está disponível na MAX (antiga HBO Max) desde 2 de maio, confira o trailer
Por Isabela Domanico
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira