Na noite desta terça-feira (09/03), no último jogo do Brasília Vôlei em casa antes dos play-offs, no ginásio do Sesi Taguatinga, as visitantes levaram a melhor e devolveram a derrota sofrida em Belo Horizonte no primeiro turno. A bicampeã olímpica Jaqueline marcou 21 pontos e comandou a vitória do Camponesa/Minas por 3×1 (28/26, 21/25, 7/25 e 18/25). Com a derrota, o time da capital se manteve em sétimo lugar, um ponto a frente do São Caetano. Já a equipe mineira está no G4, em quarta colocação.
O jogo
Antes do início do jogo, Jaqueline machucou a unha da mão esquerda durante o aquecimento. Do outro lado, a surpresa ficou por conta da presença de Paula Pequeno entre as relacionadas. A ponteira do Brasília Vôlei havia desfalcado o time por cinco jogos por conta de uma inflamação no quadril e fez o primeiro treino com o restante do grupo após a recuperação apenas na véspera do duelo contra o Minas.
O primeiro set começou equilibrado, mas com o Brasília sempre a frente do marcador, especialmente com os saques e ataques de Lili. Jaqueline, principal jogadora adversária e atração da noite, não teve um bom início, parando no bloqueio de Angélica. Após abrir 4 pontos de vantagem e relaxar na reta final do período, as donas da casa fecharam o placar em 28 a 26.
A personagem do segundo set foi a oposta Jéssica, que, assim como o resto do time do Brasília, não repetiu o bom desempenho e falhou em pontos importantes. A jogadora foi sacada pelo técnico Sérgio Negrão e deu lugar a Paula Pequeno. Após um belo rally, o time do DF voltou ao jogo e descontou a vantagem mineira: 8 a 12. Com a entrada de Pri Heldes, a diferença caiu para um ponto apenas. Só que do outro lado, não era apenas Jaqueline que decidia. A musa Mari Paraíba acordou de vez no jogo, marcou sete pontos e sacramentou o set para o Minas: 25 a 21.
Jaqueline, até então fazendo uma partida regular, voltou com tudo para o terceiro set e mostrou porque é uma das melhores atacantes do voleibol mundial. A ponteira marcou 8 pontos de ataque e liderou o massacre do Minas, que não tomou conhecimento das anfitriãs. Em bloqueio de Lia, as visitantes deram fim à dor do Brasília Vôlei, que nem de longe demonstrou o poder de reação de outrora: 25 a 7, com direito a 11 a 1 no decorrer do set.
Desconcentrado, o Brasília até tentou reagir, mas a noite parecia fadada à derrota. Jéssica redimiu-se da má atuação anterior e empatou o jogo em 10 a 10, levando a torcida ao delírio. Quando parecia possível levar o jogo ao tie-break, erros infantis da equipe fizeram a diferença. Dono de uma das melhores campanhas, o Minas decretou seu sexto triunfo seguido, com parcial de 25 a 18 e devolveu o revés sofrido em seus domínios.
Além de Jaqueline, Carla, com 18 pontos, também foi bem pelo time de Minas Gerais, que teve ainda o destaque da central Walewska, que marcou 10 pontos (três deles de bloqueio) e foi eleita e melhor do jogo. No Brasília, as maiores pontuadoras foram Michelle (13) e Elisângela (11). Na última rodada da fase de classificação, o Minas recebe o São Caetano, em casa, na próxima sexta-feira. No mesmo dia, o Brasília vai até o interior de São Paulo enfrentar o Araraquara.
Por Tácido Pries