Guia dos Jogos Olímpicos: delegação brasileira vai a Paris com 236 atletas

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA

Está chegando a hora dos jogos olímpicos e paralímpicos de Paris.

Todos os esportes que estarão nas olimpíadas já estão com seus participantes definidos.

Essa edição contará com um feito inédito.

Como na França não tem praia, as provas do surf acontecerá no Taiti, a maior distância de entre uma prova e o País sede dos jogos.

Brasiliense

Um atleta que chama atenção é o Caio Bonfim, atleta da marcha atlética.

Nascido em Sobradinho, Caio vai para a sua 4ª olimpíada (2012, 2016, 2020 e 2024), e traz consigo a melhor classificação brasileira da história, quando ficou em 9º colocado nos jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

O atleta vem para as Olimpíadas com a medalha de prata nos Jogos Pan-americanos, medalha que garantiu o time Brasil nos jogos.

Datas e vagas

Apesar de a abertura estar marcada para o dia 26 de julho, esportes coletivos como Futebol, rúgbi, handebol e tiro com arco, terão suas estreias dois dias antes da abertura olímpica.

O time Brasil vem para as olimpíadas com 236 atletas já classificados, 66 a menos que os jogos de 2020 que contou com 302 atletas, essa baixa se deve pela não classificação de esportes coletivos como futebol, handebol e rúgbi. Porém, atletismo, natação, saltos ornamentais e tênis o Brasil ainda pode conseguir a classificação para os jogos olímpicos.

Rayssa Leal, atleta brasileira mais jovem a conquistar uma medalha olímpica. Divulgação: @rayssalealsk8

Esportes

Atletismo

No atletismo, o Brasil vai com 13 atletas divididos em 9 modalidades. 400 metros rasos e 400 metros com barreira (Alison dos Santos, Lucas Carvalho e Matheus Lima); Salto triplo (Almir Júnior); Marcha atlética (Caio Bonfim, Érica Sena e Viviane Lyra); Maratona (Daniel Nascimento); Arremesso com peso (Darlan Romani); 100 metros rasos (Erik Cardoso e Felipe Bardi); 110 metros com barreiras (Rafael Pereira); Lançamento com disco (Izabela Silva).

Badminton

No badminton o comitê Brasileiro irá com somente dois atletas, um representante masculino e um feminino (Ygor Coelho e Juliane Vieira).

Basquete

Após bater a Letônia na final do Pré-olímpico de Basquete masculino, a seleção se classificou para os jogos de Paris, já a seleção feminina não conseguiu a classificação para os jogos olimpicos

Boxe

No boxe o Brasil contará com a participação de 10 atletas divididos em cinco homens e Mulheres. Caroline Almeida (50kg feminino); Tatiana Chagas (54kg feminino); Jucielen Romeu (57kg feminino); Beatriz Ferreira (60kg feminino); Bárbara dos Santos (66kg feminino); Michael Trindade (51kg masculino); Luiz Oliveira (57kg masculino); Wanderley Pereira (80kg masculino); Keno Marley (92kg masculino); Abner Teixeira (acima de 92kg masculino).

Hebert Conceição campeão olímpico de Boxe em 2020. Divulgação: @hebertwilianboxe

BMX freestyle e racing

Uma das modalidades que estrearão em 2024 contarão com 2 atletas sendo um homem, Gustavo ‘Bala Loka’ (Freestyle park) e uma mulher, Paola Reis (Racing).

Canoagem velocidade

Divididos em cinco modalidades o Brasil contará com 6 atletas distribuídos entre as modalidades. C1 1000 metros masculino (Isaías Queiroz); C2 500 metros masculino (Jacky Godman e Felipe Vieira); C1 200 metros feminino (Valdenice Conceição); K1 1000 metros masculino (Vagner Souta); K1 500 metros feminino (Ana Paula Pergutz); C1 Slalom feminino (Ana Stália); K1 Slalom feminino (Omira Estácia); C1 Slalom masculino (Pepê Gonçalves).

Ciclismo Estrada e Mountain Bike

Nessa modalidade o Brasil conseguiu duas vagas na categoria Estrada (Tota Magalhães e Vinícius Rangel) e duas na categoria Mountain Bike (Ulan Galinski e Raiza Goulão).

Esgrima

Na esgrima a seleção Brasileira contará com 3 atletas divididas entre as duas categorias, a luta de espadas feminino (Nathalie Moellhausen), florete feminino (Mariana Pistoia) e florete masculino (Guilherme Toldo).

Futebol

Com a conquista da Copa América, somente a Seleção Brasileira de Futebol Feminina estará presente nos Jogos Olímpicos.

Ginastica artística, rítmica e de trampolim

A seleção brasileira será representada por 15 atletas dividida nessas três categorias. Na ginástica artística contará com sete atletas, Rebeca Andrade, Flavia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira, Júlia Soares, Diogo Soares e Arthur Nory. Na ginástica rítmica o Brasil terá a participação de seis atletas, Bárbara Domingos (apresentação solo) e o conjunto (contém 5 atletas). A ginástica de trampolim será representado por Alice Gomes e Rayan Dutra.

Rebeca Andrade campeã olímpica em 2020. Divulgação: arquivo

Handebol

Outro esporte coletivo que contará apenas com a participação feminina é o Handebol, vaga conquistada após ganhar da seleção Argentina na final dos jogos pan-americanos.

Hipismo

Divididos em três modalidades, hipismo adestramento (individual); hipismo concurso completo de equitação (3 atletas); hipismo saltos (3 atletas). No hipismo adestramento o atleta João Vitor Marcari representará o Brasil. No concurso completo de equitação Renderson Silva de Oliveira, Manuel Rodrigues Tavares e Paulo Cesar dos Santos. O hipismo com salto será representado por quatro atletas, sendo três titulares e um reserva, como cinco atletas conseguiram a classificação (Luciana Diniz, Marlon Zanotelli, Pedro Veniss, Rodrigo Pessoa e Stephan Barcha) um terá que ficar de fora da lista final.

Judô

A seleção Brasileira será representada por 13 atletas nas olimpiadas, sendo os melhores colocados de suas respectivas categorias São eles Larissa Pimenta (52kg); Rafaela Silva (57kg); Mayra Aguiar (78kg); Beatriz Souza (+78kg); Willian Lima (66kg); Daniel Cargnin (73kg); Guilherme Schimidt (81kg); Rafael Macedo (90kg); Leonardo Gonçalves (100kg); Rafael Silva (+100kg); Michel Augusto (60kg); Ketleyn Quadros (63kg); Natasha Ferreira (48kg).

Rafaela Silva campeã olímpica de judo em 2016. Divulgação: arquivo

Levantamento de peso

O levantamento de peso será representado por duas atletas, tendo nenhum representante masculino. Então, as atletas Laura Amaro representará o Brasil na categoria de até 81 kg e Amanda Schott, representará na categoria de até 71 kg.

Maratona aquática

Representada pelas atual campeã olímpica e pela terceira colocada no pan-americano o Brasil será apresentado com Ana Marcela Cunha e Viviane Jungblut, que irão disputar a prova de 10 km.

Natação

O esporte que terá a maior participação de atletas, a natação será representada por 18 competidores divididos em diferentes tipos de provas, dentre elas: Maria Fernanda Costa (200m e 400m livre, 4x100m e 4x200m livre); Gabrielle Roncatto (400m livre e 4x200m livre); Beatriz Dizotti (1500m livre) ;Stephanie Balduccini (4x100m e 4x200m livre e 4x100m medley misto); Ana Carolina Vieira (4x100m livre e 4x100m medley misto); Maria Paula Heitmann (4x200m livre); Giovana Reis (4x100m livre); Guilherme Costa (200m, 400m e 800m livre e 4x200m livre); Nick Albiero (200m borboleta); Kayky Mota (100m borboleta e 4x100m medley misto); Guilherme Caribé (50m e 100m livre e 4x100m livre); Marcelo Chierighini (100m livre e 4x100m livre); Gabriel Santos (4x100m livre); Breno Correia (4x100m livre); Fernando Scheffer (4x200m livre); Eduardo Moraes (4x200m livre); Murilo Sartori (4x200m livre); Guilherme Basseto (4x100m medley misto).

Pentatlo moderno

No esporte que reune tiro ao alvo, esgrima, natação, corrida e hipismo, o Brasil será representado por somente uma atleta, a Isabela Abreu irá representar a seleção após conquistar sua vaga nos jogos pan-americano.

Remo

No remo o Brasil contará com dois remadores, ambos irão disputar a modalidade single skiff com as vagas conquistadas no pré-olimpico das américas, os atletas em questão são Beatriz Tavares e Lucas Verthein.

Rúgbi

Apelidadas de Yaras a seleção feminina de rúgbi irá participar pela terceira vez consecutiva, a classificação veio após a seleção conquistar a Rugby Sevens. O esporte foi implementado nos jogos olímpicos em 2016 e desde então o Brasil nunca esteve de fora.

Saltos ornamentais

Nesta modalidade o Brasil também contará com somente dois atletas ambos conquistaram sua vaga após chegarem às finais da plataforma de 10 metros no mundial de esportes aquáticos, por isso Ingrid Oliveira e Isaac Souza irão disputar os jogos olímpicos.

Skate

O esporte sensação implementado nos jogos de Tókio de 2020, terá a participação de 12 atletas divididos e park e street, sendo os atletas Raicca Ventura, Dora Varela, Isadora Pacheco, Augusto Akio, Pedro Barros e Luigi Cini na modalidade park e Kelvin Hoefller, Giovanni Vianna, Felipe Gustavo, Rayssa Leal, Pamela Rosa e Gabi Mazzeto na modalidade street.

Surfe

Também implementado nos jogos de Tókio o surfe contará com seis atletas sendo três homens Felipe Toledo, João Chianca e Gabriel Medina e três mulheres Tainá Hinckel, Luana Silva e Tatiana Weston-Webb, sendo esses seis apontados como favoritos para conquistar medalha.

Ítalo Ferreira, primeiro campeão olímpico de surfe da história. Divulgação: arquivo

Taekwondo

O esporte mais antigo da Coréia do Sul contará com a participação de quatro brasileiros, Maria Clara Pacheco (na categoria de até 57kg) Caroline Santos (na categoria de até 67kg), Edival Marques, Netinho, (na categoria de até 68kg) e Henrique Marques (na categoria de até 80kg).

Tênis

Com quatro vagas conquistadas todas na modalidade. Laura Pigossi e Bia Haddad Maia no individual feminino e Thiago Monteiro e Thiago Wild no individual masculino.

Tênis de mesa

A equipe feminina e a equipe masculina ficaram em segundo lugar e campeão do pan-americano respectivamente se classificando para as olimpíadas, apesar de não terem sido definidos as convocações finais, as equipe contarão com 3 atletas cada.

Tiro com arco

Com grandes chances de conquista de medalha os atletas do tiro com arco, Marcus D’Almeida (ficou em 3º lugar no pan-americano) e Ana Clara Machado (também ficou em 3º lugar no pan-americano). Os dois juntos conquistaram no pan-americano na modalidade mista.

Tiro esportivo

No tiro esportivo o Brasil irá com três atletas sendo um homem (Philipe Chateaubrian) e duas mulheres (Georgia Furquim e Geovana Meyer).

Triatlo

O esporte em que reúne Corrida, Natação e Ciclismo respectivamente o Brasil vai com bons prospectos, Manoel Messias, Miguel Hidalgo, Djenifer Arnold e Vittoria Lopes, como os melhores colocados das américas com grandes chances de conquista de medalha.

Vela

12 brasileiros conquistaram vaga para as olimpíadas divididos em sete modalidades, sendo elas, Windsurfing masculino – iQFoil (Mateus Isaac); Kite masculino – Fórmula Kite(Bruno Lobo); Skiff masculino – 49er (Marco Grael e Gabriel Simões); Skiff feminino – 49erFXMartine Grael e Kahena Kunze); Multihull misto – Nacra17 (João Siemsen e Marina Arndt); Dinghy feminino – ILCA 6 (Gabriella Kidd); Dinghy masculino – ILCA 7 (Bruno Fontes); Dinghy misto – 470 Henrique Haddad e Isabel Swan)

Vôlei

O esporte com maiores chances de trazer medalhas para casa o vôlei contará com a participação das seleções masculinas e femininas com forças máximas. Ambas as seleções conseguiram suas vagas após ganharem

Equipe de vôlei feminina campeã olímpica de 2020. Divulgação: EBC

Vôlei de Praia

Quatro duplas conseguiram conquistar as vaga para as olimpíadas, duas duplas femininas (Duda e Ana Patrícia/ Bárbara Seixas e Carol Solberg) e duas masculinas ( André e George/ Arthur e Evandro)

Wrestling

Na luta mais antiga do mundo somente uma brasileira conseguiu a classificação, Giullia Penalber apóe vencer três lutas no pré-olímpico e irá disputar a categoria de até 57 kg.

Por João Carvalho

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 4.0 Internacional.

Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

A Agência de Notícias é um projeto de extensão do curso de Jornalismo com atuação diária de estudantes no desenvolvimento de textos, fotografias, áudio e vídeos com a supervisão de professores dos cursos de comunicação

plugins premium WordPress