Os torcedores que compareceram ao Ginásio Nilson Nelson na manhã de sábado (21/3) para acompanhar Uniceub x Flamengo não se arrependeram. A equipe carioca levou a melhor e venceu por 106 a 95, triunfo que assegurou a vaga direta nas quartas de final. O Uniceub sofreu a segunda derrota para o rival nesta temporada, a quarta seguida nos últimos confrontos. O destaque do jogo foi o armador rubro-negro Benite, cestinha com 28 pontos. Pelo lado do Lobo-Guará, Guilherme Giovannoni anotou 24 pontos.
Confira entrevista do ala Ronald, do UniCEUB/BRB/Brasília
O jogo
O atual campeão do NBB teve um ótimo início de jogo. Com o trio Laprovittola, Benite e Marquinhos inspirado, o Flamengo logo abriu vantagem no marcador: 13 a 2. Apático, o Uniceub foi dominado na primeira metade do quarto e não aproveitava os contra-ataques. Com uma defesa pouco eficiente e com excelente aproveitamento da linha de três, os rubro-negros seguiram superiores e, mesmo sofrendo uma pressão na reta final, venceram o quarto inicial por 29 a 22.
O Uniceub tentou através das bolas de três pontos cortar a vantagem adversária e conseguiu encostar no placar. Mas a entrada de Marcelinho jogou um balde de água fria nas pretensões brasilienses. Persistente, o Uniceub alcançou o empate e virou logo na sequência em bela cravada de Ronald. No entanto, o Flamengo se recuperou e foi para o intervalo vencendo por 51 a 47.
Com um duelo a parte das torcidas, o segundo tempo começou movimentado. Melhor defensivamente, o Flamengo voltou a abrir vantagem no placar, forçando o treinador candango, Ary Vidal, a parar o jogo. O time carioca ainda assim manteve a intensidade durante a maior parte do terceiro quarto, fechando a parcial em 83 a 71.
Apesar de lutar e oscilar bons e maus momentos no último período, o Uniceub não conseguiu cortar a diferença. Com o tempo a favor do Flamengo e os sucessivos erros de ataque, os anfitriões não reagiram na partida e acabaram derrotados por uma contagem centenária: 106 x 95. De quebra, ainda tiveram que os gritos de “olé” da massa vermelho e preta.
Com a vitória, a sétima seguida no NBB, o Flamengo confirmou a presença nas quartas de final da competição e está em terceiro lugar. O time comandado pelo técnico José Neto não pode mais ser alcançado pelo quinto colocado, o que dá direito de folgar durante as oitavas de final. Vale lembrar que o Uniceub também está classificado para fase decisiva, mas ocupa apenas a nona posição. Ambas as equipes ainda tem dois jogos a disputar pela fase classificatória. Na próxima rodada, o time do DF enfrenta a Liga Sorocabana em São Paulo. Já o Flamengo terá o confronto direto contra o Mogi das Cruzes, que está na quarta colocação, no Rio de Janeiro.
Por Ana Luiza Campos, Clara Sasse e Tácido Pries.
Foto: Brito Junior – Divulgação