Uma classificação que parecia bem encaminhada para o Brasiliense quase ficou para trás. O Jacaré havia vencido o Real Noroeste – ES, na partida de ida da segunda fase da competição por 2×0, placar que colocava o time do DF em vantagem para o jogo da volta. Porém, esse favoritismo durou somente 20 minutos, os visitantes marcaram duas vezes e deixaram a decisão em aberto de novo.
Antes da bola rolar, o Brasiliense preparou uma homenagem para o medalhista olímpico Caio Bonfim. O marchador brasiliense, antes da marcha atlética, teve passagem pelas categorias de base do clube de futebol.

Atrás do placar agregado, o time capixaba foi o que melhor aproveitou as oportunidades nos momentos iniciais da partida. Logo aos 10 minutos da primeira etapa, Keynan recuou mal e deixou Piauí cara a cara com o goleiro Matheus Kayser, o atacante não desperdiçou a oportunidade e finalizou no ângulo para abrir o placar da partida.
Logo na sequência, aos 14 minutos, Juninho Potiguar aproveitou a falha da zaga do Brasiliense ao afastar mal uma cobrança de escanteio e escorou de letra para marcar mais um gol para o Real Noroeste no jogo.

Esses dois gols do Real Noroeste colocaram de volta o time capixaba na disputa pela classificação, porém, aos 36 minutos, Tarta acertou um belo passe em profundidade para Joãozinho, que chutou bem e voltou a deixar o Brasiliense na frente pelo placar agregado.
Ainda no primeiro tempo, o Real Noroeste quase diminuiu o placar em cobrança de falta, o zagueiro Rômulo chutou forte e obrigou o goleiro brasiliense a buscar a finalização no cantinho,
Com a vantagem, o Brasiliense precisava somente administrar o placar para confirmar a classificação. Aos 23 minutos da segunda etapa, Gui Mendes, que havia acabado de entrar na partida, arrancou bem desde o meio de campo, driblou dois marcadores, deslocou o goleiro e marcou mais um para o Brasiliense na partida.

O empate mantém o Brasiliense invicto como mandante na Série D, confira os números:
- 8 jogos
- 6 vitórias
- 2 empates
- 16 gols marcados
- 5 gols sofridos
O Brasiliense irá enfrentar o Brasil de Pelotas – RS nas oitavas de final da Série D. As datas dos duelos ainda não foram definidas, porém, o Jacaré decide a vaga em casa.

Vale ressaltar que o Brasiliense não foi finalista do Candangão 2024, fase que concede a vaga para os torneios nacionais do ano seguinte. Então, o Jacaré vai precisar ir bem na sequência das eliminatórias para ter calendário além do estadual em 2025.
Textos e fotos por Pedro José Santana