O panorama conservador do Congresso Nacional tem mostrado que pode haver prejuízo a direitos sociais e humanos conquistados principalmente a partir da redemocratização. Essa é a opinião da professora Raquel Marinucci. Ela foi a entrevistada na primeira edição do programa Grande Minoria, que trará semanalmente especialistas no assunto.
Ouça aqui a entrevista com a professora
Ouça aqui o programa na íntegra
O programa Grande Minoria entrevistou a professora e cientista política Raquel Boeing Marinucci. A especialista disse que o panorama conservador dentro do congresso brasileiro é preocupante.“(O conservadorismo) é uma posição que muitas vezes pode levar a um retrocesso na garantia de determinados grupos”, alegou a professora.
A cientista disse que o Brasil já avançou na legislação. Ela citou os Estatutos da Criança e do Adolescente e o Estatuto do Idoso como importantes conquistas no Brasil. Entretanto, a professora disse que esses direitos podem estar ameaçados no cenário político brasileiro. De acordo com Raquel Marinucci, o fato de não serem debatidos também é alarmante.
A professora também reforçou a ideia de tolerância. Para ela, não adianta apenas leis se a sociedade não mudar o comportamento. “Dentro da nossa ideia de individualidade, você entender que o outro é um indivíduo com os seus direitos e que eu por princípio, inclusive, liberal devo tolerar”.
Grande Minoria
O programa propõe conversar sobre os direitos humanos pelo aspecto dos grupos da minoria representativa na sociedade. Grupos que podem ser grandes na quantidade, na luta pelos direitos, mas que vivem à margem da sociedade. O espaço visa iniciar diálogos, informar e educar para as pequenas situações de intolerância no dia-a-dia.
O programa é feito pelas repórteres da Agência de Notícias UniCEUB Jade Abreu, Karina Berardo e Ticiana Peratti, conta com a edição de texto de Luiz Cláudio Ferreira e Katrine Boaventura e trabalhos técnicos de Eziel Veloso .
Para sugestões, elogios ou críticas, estamos disponíveis pelo e-mail:
programagrandeminoria@gmail.com
Créditos da imagem: Tereza Sá