A banda brasiliense As Fulô do Cerrado está com um novo projeto. A 2ª edição do Forródas Fulô, repleto de apresentações musicais e oficinas de instrumentos, já começou e se estende até o dia 22/09 no Eixão do Lazer, na altura da 206 Norte.

As rodas de forró, totalmente gratuitas e abertas a todos os curiosos e amantes da música que passam pelo Eixão, acontecem em domingos alternados este mês, 8 e 22/09, das 13h às 17h. Já as oficinas foram pensadas para atrair o pessoal para o Departamento de Música da UnB.
A integrante Samara Tokunaga abriu as atividades com uma oficina de pífano, um tipo de flauta popular. E no dia 21/09, das 10h às 12h, será a vez da oficina de pandeiro. Jéssica Carvalho, também das Fulô, vai iniciar os participantes a técnicas e ritmos ligados ao forró, em uma aula totalmente gratuita.
O Forródas foi idealizado pelas meninas da banda em 2022 e, com o sucesso da primeira edição, as Fulô puderam repetir a festa este ano, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Segundo a integrante Laura Xavier, o projeto foi pensado com um objetivo primordial: promover um espaço aconchegante e acolhedor, que incentiva e destaca o protagonismo feminino na música.
“A gente quer que as mulheres ocupem cada vez mais esses espaços, a gente sabe que não é fácil alcançar uma visibilidade, ser respeitada, ser reconhecida enquanto instrumentista. Queremos abrir portas para que as mulheres se sintam convidadas a estarem conosco e tocar seus instrumentos”, explica Laura.
Tendo isso em mente, as Fulô procuram trazer convidadas mulheres que estão presentes na cena da música popular brasileira e que consideram como referência para elas. Nesta edição, a banda se apresenta e se diverte ao lado das artistas Maísa Arantes, Letícia Fialho e Thanise Silva.

Esta é a primeira vez que as meninas tocam em conjunto no Eixão do Lazer. Laura conta que a expectativa está lá em cima, já que este é um local que tem ganhado popularidade entre os brasilienses e oferece uma gama de atividades para aproveitar ao ar livre, com muitas oportunidades para que diferentes vertentes da cultura brasileira se manifestem no coração da capital.
“A Gente adora o Choro no Eixo e outros projetos que estão no Eixão. É uma honra poder fazer parte dessa efervescência cultural que acontece lá e levar o forró para as pessoas que estão passando. Se apresentar no meio do passeio público possibilita que as pessoas conheçam algo novo”.
Além do espaço, as Fulô também se dizem entusiasmadas com outra diferença em relação à primeira edição: o Forródas será um evento diurno. “Em 2022 nos apresentamos de noite mas, na verdade, a gente ama tocar de dia. Somos cinco mulheres totalmente diurnas!”, conta Laura.
As Fulô do Cerrado nasceu, há oito anos, da união de cinco mulheres apaixonadas pela cultura popular brasileira e pelos aprendizados de Mestre Zé do Pife. As Fulô apostam nos ritmos do pífano e da rabeca para resultar em uma mistura original que transita entre um forró moderno e o universo brincante da cultura popular.
SERVIÇO
Forródas Fulô – 2ª Edição
Rodas:
25/08, 08/09 e 22/09, domingos, das 13h às 17h
Onde: Eixão do Lazer, na altura da 206 Norte (ao lado do Posto Jarjour)
Entrada Franca e Livre
Oficinas:
Fabricação e Toques Pífano (24/08) e Pandeiro (21/09), sábados, das 10h às 12h
Departamento de Música da UNB, sala Samambaia
Por Giovanna dos Santos
Supervisão de Luiz Claudio Ferreira